Projeto que cria “botão do pânico” em ônibus de Cubatão é aprovado

SCS/CMC

Durante a 35ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram, em segunda discussão, o projeto de lei Nº 99/2018, que obriga a instalação de dispositivo de segurança nos coletivos municipais. Esse sistema consiste em informar nos letreiros, a ocorrência de assaltos. A propositura, de autoria do vereador Roxinho (MDB), tem como objetivo prevenir e preservar os munícipes de furtos, roubos, vandalismo e outros atos que comprometam a segurança dos usuários e funcionários.

O vereador do MDB comentou sobre a necessidade de medidas de segurança para usuários e funcionários do transporte coletivo que circulam cotidianamente nos veículos. “A iniciativa do projeto é justamente dar segurança ao usuário do transporte público, mas de fato temos essa problemática de solução do transporte”. Além disso, o parlamentar aproveitou para pedir para que a licitação do transporte alternativo seja regularizado para o atendimento da população, contendo a renovação da frota e ajustes de horários, principalmente no que se refere aos horários de pico, tendo uma demanda maior.

Na justificativa da proposta o vereador comenta sobre a possibilidade de diminuição dos índices de assaltos a partir da instalação do sistema de segurança. O mecanismo conhecido como “botão do pânico” ficaria próximo ao motorista, podendo ser acionado um alerta para que a polícia seja avisada quanto à denúncia apresentada.  As empresas de transporte que são monitoradas por GPS, receberiam um sinal a partir do momento em que o botão fosse acionado, podendo desta maneira, avisar a polícia do exato local onde se encontra o veículo.

O vereador encerrou sua fala retomando o assunto relacionado ao transporte e segurança pública, cobrando para que a proposta que se realize com urgência.

O projeto aprovado segue agora para sanção do Prefeito Municipal.