Projeto que homenageia o jornalista Manuel Fernandes é aprovado na Câmara

Foto: Valquiria Rodrigues

Os parlamentares aprovaram ontem (1), o projeto Nº 51/2019, que denomina a Ponte do Arco-íris como “Jornalista Manuel Alves Fernandes - Maneco”, falecido em 26 de outubro de 2018. A matéria, de autoria do vereador Marcinho (PSB), presta homenagem a um dos profissionais de imprensa mais conhecidos e respeitados da Baixada Santista. O jornalista foi responsável pela cobertura da cidade de Cubatão no jornal A Tribuna por quatro décadas.

Maneco nasceu em 26 de abril de 1945, em São Martinho de Mouros, Viseu, e sempre atuou em prol da comunidade luso-brasileira local. Reconhecido como cidadão cubatense, foi um dos fundadores da Associação Luso-Brasileira de Cubatão (Alubrac).

Maneco chegou a trabalhar no jornal “O Sol” no Rio de Janeiro na década de 60, sendo colega de profissionais como Zuenir Ventura. Em Cubatão, o jornalista acompanhou de perto o crescimento da cidade, sua recuperação ambiental, além de fatos históricos como a tragédia na Vila Socó (atual Vila São José), em fevereiro de 1984, que culminou com a morte de 93 pessoas e deixou 3 mil desabrigados.

Responsável pelo caderno “Indústria” do jornal A Tribuna, Maneco se tornou um grande observador da vida cotidiana em Cubatão. Durante as quatro décadas dedicados ao município, o jornalista produziu matérias sobre greves históricas e manifestações. O comunicador também revelou vários talentos da cultura e do esporte cubatense.

Ao longo de sua carreira, Maneco cobriu o trabalho de sete prefeitos em Cubatão e era considerado um conselheiro dos políticos da cidade, tamanha sua erudição, imparcialidade e ponto de vista. “É incontestável a importância do Maneco à sociedade cubatense, que com olhar sensível, ético e profissional muito contribuiu para o desenvolvimento e destaque da cidade no cenário nacional”, ressaltou o autor do projeto aprovado.

Acompanharam a aprovação do projeto a viúva do jornalista, Kátia Giulietti, e os filhos Michelle e Fábio.

O projeto de lei foi aprovado em segunda discussão e segue agora para a sanção do prefeito municipal.