Projeto que incentiva adoção de animais é aprovado na Câmara

Foto: SCS/CMC

Com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da adoção de animais, o vereador Ivan Hildebrando (PSB), propôs que os pet shops, clínicas veterinárias e estabelecimentos do ramo sejam obrigados a fixar cartazes que incentivem os munícipes a adotar animais. A iniciativa apresentada na última sessão ordinária (06/08), foi aprovada com unanimidade pelos parlamentares.

Os cartazes deverão apresentar de forma clara e objetiva, as informações de conscientização à adoção de animais e os seus benefícios.  No projeto, Ivan também propõe que os estabelecimentos realizem parcerias com organizações não governamentais, grupos ou cuidadores independentes e entidades, com o intuito de divulgar fotos dos animais disponíveis para adoção.

Ivan justifica que o projeto surgiu do fato de Cubatão ter um número considerável de animais em situações de abandono, sendo que a castração e posse serão eficazes na tentativa de diminuição e até mesmo a erradicação dos casos de descuido com a vida animal.

O vereador Ivan Hildebrando comentou que o abandono de animais ocorre, muitas vezes, por falta de conhecimento ou despreparo. Diante disso, o parlamentar do PSB considera que é importante transformar essa realidade no município. ”É uma ferramenta para fortalecer esta causa tão sofrida que vem sofrendo barbaridades pelos casos de abandono”, enalteceu o vereador.

Na proposta, o parlamentar esclarece ainda que os estabelecimentos que não cumprirem a presente lei sofrerão multas e sanções a serem regulamentadas pelo Poder Executivo.

O projeto volta para ser discutido e aprovado em segunda discussão na próxima Sessão Ordinária.