Projeto que informa sobre catástrofes nas redes sociais é aprovado

Foto: SCS/CMC

Durante a 26ª Sessão Ordinária, realizada em 30 de julho, os vereadores aprovaram, em segunda discussão, o projeto de lei Nº 35/2019, de autoria do vereador Lalá (SD), que dispõe sobre a divulgação de informações a respeito de catástrofes de qualquer natureza por meio das redes sociais. O objetivo da iniciativa é comunicar e alertar toda população vulnerável em uma situação de emergência.

A medida contribuirá para a percepção de riscos e dará à comunidade uma possibilidade maior de evitar que algum evento danoso possa atingir a população, uma vez que através destas informações o cidadão terá tempo para se preparar e deslocar-se para um local mais seguro.

O projeto prevê que as informações relativas às catástrofes integrem todas as páginas publicitárias institucionais do município e todas as redes sociais, especialmente o Facebook, Whatsaap, Instagram e Twitter. Lalá sugere também que sejam criados canais de comunicação para que se divulgue todas as ações, divulgando medidas de prevenção, dados de monitoramento e não somente o acionamento isolado de alarmes.

O projeto segue para sanção do prefeito municipal.

Operação Delegada

Os vereadores também aprovaram, com emenda do presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), o projeto Nº 84/19 que permite ao Poder Executivo ampliar o número de policiais militares para prestarem serviço sob a supervisão da Secretaria de Segurança Pública em Cubatão, a a chamada “Operação Delegada”. Assim, os policiais de folga poderão ser utilizados pela prefeitura para patrulharem os diversos bairros de Cubatão. A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário.