Recurso devolvido pela Câmara custeará nova companhia de polícia na cidade

Foto: SCS/CMC

A Câmara de Cubatão oficializou hoje (18) a devolução de R$ 8.036.653,18 ao Executivo Municipal, uma das maiores da história da Casa de Leis. O ato que selou o repasse foi conduzido pelo chefe do Legislativo, Fábio Roxinho (MDB), e contou com a presença do prefeito Ademário Oliveira, e dos vereadores Lala (SD), Cléber do Cavaco (PRB), Jair do Bar (PT), Rafael Tucla (PT), Marcinho (PSB), Wilson Pio (PSDB), e Rodrigo Alemão (PSDB).

O presidente da Câmara ressaltou que essa devolução só foi possível graças à política de economicidade implantada pelas gestões da Câmara, a atual e a anterior. Roxinho explicou que existe um acordo entre parlamentares e Poder Executivo para que parte desse valor (R$ 1.500.000,00) seja destinado exclusivamente para a construção da nova companhia da polícia na cidade, que ficará no Jardim Casqueiro. “Esse gesto demonstra a preocupação do Legislativo com a segurança pública do município”, destacou. Ele ainda informou que um milhão do montante devolvido será utilizado na manutenção dos Grupos Artísticos de Cubatão.

O major Alexandre, do 21º Batalhão da Polícia Militar da 4ª CIA, parabenizou o presidente da Câmara pela devolução e disse que certamente o recurso possibilitará melhorias na área da segurança pública de Cubatão. Ele também comentou que a Operação Delegada, aprovada no Legislativo, foi responsável pela redução no número de ocorrências na cidade. O major também ressaltou que, pela terceira vez, o município receberá a Operação Verão, o que significa mais 40 soldados nas ruas para zelar pela população.

O maestro Roberto Farias, representando os Grupos Artísticos de Cubatão, comentou que por onze meses o segmento cultural da cidade ficou parado e, por isso, os artistas tiveram que se mobilizar para retomarem suas atividades. Farias destacou que sempre teve certeza que as autoridades do município se esforçariam para resolver esse problema do financiamento da cultura cubatense.

O prefeito exaltou o trabalho do Legislativo e agradeceu o repasse do recurso economizado. “É fruto de uma relação respeitosa". Ele disse que seu governo representa um resgate para Cubatão, uma vez que quando assumiu encontrou uma cidade falida, com hospital fechado e servidores públicos sem férias e décimo terceiro. Ademário ressaltou que os tempos mudaram e, com a desaceleração do setor industrial, o município sofreu uma queda significativa de arrecadação. O prefeito ainda destacou que a responsabilidade fiscal e a austeridade são as marcas de sua gestão.

Além desse valor de R$ 1.500.000,00 destinado à construção da nova companhia policial, os vereadores ainda destinarão 600 mil reais para essa obra por meio de emendas impositivas.

O diretor-secretário da Câmara, Wanderley Mange de Oliveira, também acompanhou o ato de devolução de recursos ao Executivo.