Ricardo Queixão pede construção de bolsão de escape na Ilha Caraguatá

Durante a 19ª Sessão Ordinária, ocorrida hoje (12/06), o vereador Ricardo Queixão (PDT) apresentou requerimento ao Executivo em que pede a construção de um bolsão de escape na Estrada Metalúrgico Ricardo Reis, conhecido como o "Estradão da Ilha Caraguatá". O acesso liga o bairro ao Jardim Casqueiro.

Ricardo Queixão comentou que o "Estradão da Ilha Caraguatá" não possui acostamento, o que pode causar acidentes graves na travessia. Segundo o vereador, a construção de um acostamento é inviável, por isso, ele defendeu a instalação de bolsões de escape. "Caso o motorista tenha alguma pane ele pode tentar desobstruir a via e, assim, evitar acidentes".

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), defendeu a construção de alças de acesso no Jardim Caraguatá. Ele comentou que hoje os moradores do bairro que tentam acessar a Rodovia Imigrantes (Sul/Norte) precisam percorrer um grande trecho pelo Jardim Casqueiro. O parlamentar disse que recentemente o Executivo Municipal anunciou a instalação de um conjunto habitacional nas proximidades, o que exigirá essa alça de acesso.

Embarque e Desembarque

Ricardo Queixão também apresentou requerimento ao Executivo solicitando que os órgãos competentes divulguem a lei municipal que permite que passageiros de ônibus das linhas urbanas e das vans de transporte alternativo em Cubatão tenham o direito de solicitar aos motoristas que parem os veículos fora do ponto, a fim de que desçam dos coletivos, no período de 22 horas às 5 horas.

Vagas de Estacionamento

O vereador do PDT ainda apresentou requerimento à administração pedindo que intensifique a fiscalização sobre as vagas de estacionamento preferenciais. Segundo o parlamentar, as pessoas não estão respeitando a reserva de vagas no estacionamento para gestantes, mesmo com a demarcação de solo.

Faixa Viva

O parlamentar do PDT solicitou à gestão municipal que intensifique as campanhas de conscientização sobre o programa de trânsito Faixa Viva, que promove a mudança de hábito dos motoristas e pedestres da cidade no que concerne ao uso da faixa de pedestre. Ricardo Queixão, que é o autor do projeto de lei que deu origem ao programa, disse que iniciativa já funciona em outros municípios da região.

O Faixa estabelece a criação de políticas públicas que visem estimular todos os cidadãos a tomarem as seguintes ações: I - ao pedir a prioridade na travessia em faixa sem semáforo, o pedestre deve, ainda na calçada, estender o braço com a palma da mão virada para os automóveis, aguardando para que lhe seja concedida a preferência para a travessia; e II - ao avistar um pedestre solicitando a preferência na travessia, os motoristas, por sua vez, devem agir como se o semáforo estivesse no sinal amarelo e acompanhar a movimentação dos outros veículos pelo retrovisor.

Asfalto

Por fim, Ricardo Queixão tratou da situação do Jardim Costa Muniz, que, segundo ele, não vem recebendo a devida atenção. O vereador pediu ao Executivo que providencie asfaltamento na Rua 5A do referido bairro.