Rodrigo Alemão apresenta moção de repúdio à caça de animais silvestres

Na última terça (24/07), durante a Sessão Ordinária, o presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB) apresentou moção de repúdio ao projeto de lei que permite o abate de animais silvestres em todo território nacional, inclusive em unidades de conservação. “É uma cultura que outros países tem, mas não é a nossa cultura”, disse o parlamentar justificando a moção.

De autoria do deputado federal Valdir Colatto (MDB/SC), o projeto nº 6268/2016 propõe alterações na Política Nacional de Fauna, entre elas: permitir o abate de animais silvestres em todo território nacional, e criar campos de caça esportiva e comercial. Além disso, a matéria legislativa pretende proibir o porte de armas por fiscais ambientais, sugerindo que estes combatam a caça ilegal apenas com papel e caneta.

Na moção, Rodrigo Alemão explica que tais medidas eram permitidas até 1967, sendo o projeto em questão um verdadeiro retrocesso. O parlamentar pretende enviar o documento aprovado no plenário ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), solicitando a não aprovação da propositura. “Permitir a caça a animais silvestres significa rasgar todas as legislações que temos de proteção aos animais”, ressaltou o vereador.

O projeto nº 6268/2016 já tramitou por todas as comissões, sendo que, no momento, aguarda a data para votação no plenário da Câmara dos Deputados.