Rodrigo Alemão participa de encontro com representantes da Usiminas

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), participou hoje (21/02), pela manhã, de um encontro no gabinete do prefeito Ademário Oliveira com representantes da Usiminas. Os diretores da empresa comentaram sobre a retomada de crescimento da Usina de Cubatão e as expectativas para o futuro.

O presidente da Usiminas, Sérgio Leite, explicou que a unidade de Cubatão teve aumento expressivo na produção de laminados a quente, passando de 30 mil toneladas/mês em abril de 2016 para 100 mil toneladas/mês em 2017. O gestor disse que a empresa trabalha para atingir este ano a marca de 150 mil toneladas/mês. Leite recordou que a capacidade total da unidade, antes da crise que atingiu a empresa, há cerca de cinco anos, era de 230 mil toneladas/mês.

Leite reforçou o compromisso da Usiminas com Cubatão, ao comentar sobre os reflexos positivos da recuperação da empresa para a economia local. Ele ressaltou também o fato de a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), pertencente à empresa, ter assumido a administração do Hospital Municipal. Luiz Márcio Araujo Ramos, diretor-executivo da FSFX, prometeu que em breve a unidade de saúde contará com dez cadeiras oncológicas e que no segundo semestre deste existe a expectativa de implantar a câmara hiperbárica no complexo a ser construído na antiga área do teatro municipal .

Rodrigo Alemão comentou sobre o momento crítico vivido pelo país, que, segundo ele, exige firmeza de caráter para garantir a moralidade nos serviços públicos. O presidente da Câmara destacou a harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo para tornar realidade a reabertura do Hospital Municipal, sem abrir mão evidentemente do papel fiscalizador dos vereadores.

O prefeito Ademário Oliveira ressaltou a importância do estreitamento das relações institucionais entre o Polo Industrial e a cidade. "Cubatão ainda depende muito de suas indústrias e a relação harmônica entre a cidade e o pólo industrial é fundamental para a retomada de nosso crescimento", ponderou.

Participaram, também, do encontro, a secretária municipal de Saúde, Andrea Pinheiro, o diretor-executivo da Usina de Cubatão, Américo Ferreira Neto, e o médico Abner Moreira, superintendente do Hospital Municipal.