Rodrigo Alemão pede serviço especializado para cardiopatias congênitas

Rodrigo Alemão pede serviço especializado para cardiopatias congênitas

Foto: Rodrigo Palassi

Na última sessão (13/03), o presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), apresentou requerimento ao Executivo para que a Prefeitura faça gestões com as secretarias de Saúde Municipal e Estadual e com a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), gestora do Hospital Municipal de Cubatão, a fim de que seja realizado estudos para a implantação de um sistema de infraestrutura diagnóstica e terapêutica para atender casos de cardiopatias congênitas desde a vida fetal até a fase adulta. O documento foi aprovado pelos vereadores no plenário do Legislativo.

No requerimento, Rodrigo Alemão pede um serviço com atuação multiprofissional de especialistas das áreas de Medicina Fetal, Ultrassonografia Fetal, Genética, Cardiologia Fetal, Clínica e Cirúrgica, Anestesia Fetal, Neonatologia, Fisioterapia e Enfermagem especializada. Segundo o chefe do Legislativo, a infraestrutura de pós-operatório – terapia intensiva neonatal e pediátrica – deve oferecer todos os recursos necessários para o tratamento de alta complexidade no Hospital Municipal, que inclusive poderá se tornar centro de referência neste tipo de tratamento a toda Baixada Santista.

O presidente da Câmara lembrou que teve um caso na família de cardiopatia congênita, em pude verificar de perto a necessidade de um serviço especializado para o tratamento dessa doença. Durante sua fala, Rodrigo Alemão agradeceu as orações dos munícipes pela saúde de sua sobrinha, que hoje se encontra curada.

A cardiopatia congênita é a terceira maior causa de morte de bebês antes de completar 30 dias, correspondendo a cerca de 10% das causas dos óbitos infantis e a 20% a 40% das mortes decorrentes de malformações. Estima-se que nasçam cerca de 30 mil crianças cardiopatas todos os anos no Brasil. A doença pode ser diagnosticada durante o pré-natal ou no período neonatal.

Projetos Aprovados
Durante a sessão, também aprovados em primeira discussão as seguintes proposituras:
De autoria de Aguinaldo Araújo (PDT), projeto de lei que torna a entidade Incena Brasil como de utilidade pública;
De autoria de Rafael Tucla (PT), projeto de lei que cria sistema cicloviário municipal. A matéria foi aprovada com emendas.