Secretaria de Habitação apresenta projeto de reurbanização da Vila Esperança na Câmara

Foto: SCS/CMC

Na última sexta (22), representantes da Secretaria de Habitação apresentaram aos vereadores o projeto de reurbanização da Vila Esperança. Serão construídas 800 unidades habitacionais, que receberão 3.200 pessoas. Segundo a titular da pasta, Andrea Maria de Castro, a primeira fase prevê obras de infraestrutura, como implantação de rede de água e esgoto, iluminação pública, asfaltamento de ruas e ciclovias.

Andréa explicou que a reurbanização da Vila Esperança terá um investimento de R$ 130 milhões do governo federal, sendo fruto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa Minha Vida (MCMV). Ela explicou que o projeto demandou grande esforço da Prefeitura a fim de atender todas as exigências legais para a execução das obras.

A secretária de Habitação destacou que uma das novidades da reurbanização na Vila Esperança será a entrega das chaves das moradias juntamente com o título de propriedade. A gestora da pasta ressaltou ainda que o projeto foi pensado para exigir o mínimo de remoções, ou seja, somente aquelas residências que estiverem no traçado da futura via perimetral.

Andréa comentou que os mutuários pagarão prestações que podem variar de R$ 80 a R$ 270 por mês. Os apartamentos terão 49,8 metros quadrados, distribuídos em prédios de cinco andares, incluindo o piso térreo. Os conjuntos habitacionais terão estacionamento, salão de festas e áreas de lazer.

O projeto ainda contempla a construção de uma escola de ensino fundamental e outra de educação infantil. A expectativa é que tudo fique pronto em quatro anos.

Após a apresentação da Secretaria de Habitação, os vereadores Marcinho (PSB), Jair do Bar (PT), Wilson Pio (PSDB) e Érika Verçosa (PSDB) fizeram perguntas aos profissionais responsáveis pelo projeto.