Secretária de Saúde responde a questionamentos durante Audiência Pública

Na manhã de ontem (28/02), foi realizada, no plenário da Câmara Municipal, a Audiência Pública da Saúde, em obediência à Lei complementar 141 de 13 de janeiro de 2.012. A prestação de contas, referente ao terceiro quadrimestre de 2017, foi conduzida pelo vereador Jair do Bar (PT), presidente da Comissão Permanente de Saúde. Na ocasião, a secretária da pasta, Andrea Pinheiro, prestou uma série de esclarecimentos aos questionamentos dos vereadores, dos conselheiros de saúde e da comunidade em geral.

O vereador Lalá (SD), membro da Comissão Permanente de Saúde, e o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Alessandro Donizete de Oliveira, também fizeram parte da mesa dos trabalhos da Audiência Pública. Os parlamentares Marcinho (PSB) e Erika Verçosa (PSDB) acompanharam a audiência.

Inicialmente, foi apresentado um relatório dos serviços prestados na área da saúde e seus respectivos gastos nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2017. Em seguida, uma série de perguntas foram realizadas, entre elas, questões como capacitação e remanejamento de funcionários da rede de saúde, situação da Seconci de Cubatão, tratamento de HIV e DST’s no município, além de dúvidas sobre leitos semi-intensivos do Pronto Socorro Central e contratos com prestadores de serviços foram levantadas.

Andrea Pinheiro explicou que o contrato com o Seconci está sofrendo um procedimento de averiguação preliminar a fim de apurar qualquer tipo de irregularidade. Ela comentou também que a Secretaria de Saúde elaborará um novo edital de chamamento para agentes de endemias. Sobre as demandas da ouvidoria da pasta, a gestora afirmou que muitos pacientes procuram o órgão antes mesmo de se dirigirem às unidades básicas de Saúde (UBS).

A secretária ainda disse que a prioridade da administração municipal é retirar a Policlínica das instalações da Companhia Municipal de Trânsito. Ela explicou que isso depende da construção do complexo de saúde por parte da Faculdade de Medicina, o que deve acontecer em breve, segundo Andrea Pinheiro.

Confira a íntegra da prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde: