Sindicalista utiliza Tribuna Popular para pedir melhorias no IAMSPE

Antes do início da 29ª Sessão Ordinária, realizada ontem (29/08), Michel Iório, coordenador local da Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE), utilizou o espaço da Tribuna Popular, para comentar a respeito da falta de qualidade no atendimento de saúde do servidor estadual em Cubatão e na Baixada Santista. Diante disso, o sindicalista solicitou o apoio dos vereadores para lutar por essas melhorias.

A principal reclamação dos servidores é a falta de contrapartida de 2% pelo governo estadual para o orçamento anual do plano de saúde. Segundo Iório, a falta de investimentos na assistência médica tem gerado problemas para aos servidores estaduais que residem na Baixada Santista e precisam se locomover para outras regiões em busca de procedimentos mais complexos, como cirurgias e alguns tratamentos.

Iório comenta que o servidor acaba arcando com as despesas de consultas e internações agendadas fora da Baixada Santista. Para o sindicalista, o contingenciamento de verbas do Governo Estadual precarizou o atendimento em áreas específicas, como, por exemplo, o de hemodiálise.

O coordenador explicou que a IAMSP atende atualmente 1.500 trabalhadores em Cubatão, além de possuir redes credenciadas, sendo 17  Centro de Atendimento Médico Ambulatorial (CEAMAS), mas no seu entendimento ainda é pouco. Atualmente o IAMPS oferece atendimento a 1,3 milhão de usuários por meio de uma rede própria e credenciada distribuída em 173 municípios do estado. São 80 hospitais, além do hospital próprio de alta complexidade, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), instalado na Capital. O maior hospital da rede IAMPS, possui 721 leitos, 949 médicos, 2.020 e profissionais de enfermagem, além de oferecer atendimento de alta complexidade em 51 especialidades médicas.

Os vereadores Ivan Hildebrando (PSB) e Antonio de Pádua (PT) se comprometeram a buscarem forças nas esferas estaduais. Hildebrando comentou que a reivindicação buscará através deste diálogo com o Deputado Estadual Caio França (PSB) possa haver uma sensibilização por parte do Governo Estadual. Já Pádua, que existe pouco investimento na saúde no município e que ampliará a discussão para toda a região metropolitana.

Toninho Vieira (PSDB) por sua vez, além de se comprometer em buscar apoio do deputado estadual Kenny Mendes (PP), criticou o pouco repasse que os servidores recebem. “No momento que eles mais necessitam, acabam sofrendo com os descasos”.

Estabelecida pela Resolução n° 2.851, de 28 de dezembro de 2016, a Tribuna Popular é um mecanismo de participação popular criado pelo Legislativo Cubatense, em que os munícipes terão espaço para apresentar críticas, sugestões e comentários sobre temas de interesse coletivo no plenário da Câmara.

A Tribuna Popular ocorre sempre antes do início da primeira e da terceira sessões ordinárias do mês e terá a duração máxima de dez minutos. Para fazer uso da Tribuna Popular, o cidadão interessado deverá apresentar requerimento, por escrito, à Mesa Diretora da Câmara, entregue no protocolo da Casa de Leis, com antecedência mínima de cinco dias da data requerida.

Mais informações sobre o projeto Tribuna Popular podem ser obtidas pelo telefone (13) 3262-1000 ou pelo e-mail imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.