Solenidade celebra os 69 anos de Cubatão e homenageia personalidades da cidade

Solenidade celebra os 69 anos de Cubatão e homenageia personalidades da cidade

Foto: Rodrigo Palassi

A Câmara promoveu ontem (12/04) a Sessão Solene Comemorativa ao 69º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município de Cubatão. Durante o discurso oficial da solenidade, o prefeito Ademário Oliveira ressaltou que priorizará o gasto público em saúde e educação em detrimento a ações de entretenimento à população. O senador José Serra (PSDB-SP), que seria o orador oficial do evento, não pode comparecer em virtude um problema de saúde. A Sessão Solene também conferiu o título de Cidadão Cubatense ao padre Eniroque Ballerini, da paróquia São Judas Tadeu (Jardim Casqueiro), e o Diploma Amigo de Cubatão a personalidades que prestaram serviços relevantes ao município.

Os trabalhos da solenidade foram conduzidos pelo presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), que contou com a participação na mesa oficial, além do prefeito municipal e do padre Eniroque, das seguintes autoridades: Mayla Hadid, delegada de Polícia de Defesa da Mulher de Cubatão; Antônio Sérgio Messias, delegado titular do município; Tenente Marcos Vinicius, comandante interino da 4ª Companhia da Polícia Militar; Dr. Mayr Godói, vereador da primeira legislatura da Câmara Cubatense; André Izzi, presidente da OAB Cubatão; e Valdir Caobianco, diretor do CIESP Cubatão.

O prefeito agradeceu a população cubatense pela compreensão frente aos diversos problemas enfrentados pela administração. Ele explicou que, às vezes, a população tem a expectativa que a Prefeitura promova shows com artistas famosos ou Desfile Cívico no aniversário da cidade, mas que, na atual conjuntura financeira, precisa optar em investir em áreas prioritárias, como a reforma de escolas municipais e a manutenção de vias públicas.

Ademário comentou sobre o legado de José Serra quando esteve à frente do governo do estado de São Paulo para Cubatão, destacando o desenvolvimento do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, que teve o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores dos Bairros-Cota por meio de intervenções sociais e urbanísticas, e do reassentamento de famílias residentes em áreas de risco. "Tenho certeza que a Cota será em breve um dos melhores lugares para se viver", afirmou o prefeito.

O padre Eniroque Ballerini agradeceu o título de Cidadão Cubatense entregue pelos vereadores da cidade e disse que já são quinze anos de serviços prestados à Cubatão. "Minha responsabilidade agora é maior", ressaltou o sacerdote. Ele chamou a atenção para a necessidade de incutir nas crianças os valores da fé, da educação, do trabalho e da solidariedade. O religioso ainda destacou a relação intrínseca entre cidade e cidadania. "O que é de todos deve ser cuidado por todos".

As bancadas com representação na Câmara Municipal concederam o Diploma Amigo de Cubatão a pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade cubatense. Foram elas: Maria Dalva Machado, servidora pública da Secretaria Municipal de Habitação; Sandra Cristina de Costa e Silva, coordenadora do Exército da Salvação na Vila dos Pescadores; Eduardo Firmo Barbosa, comerciante no ramo de materiais de construção; Carlos Alberto Alonso Filho, médico e especialista em Gestão de Saúde; Israel Alves Soares (PDT): Cabo da Polícia Militar e responsável pelo Clubinho de Férias da PM; Severina Gonçalves da Silva (PSDB):, médica do Programa Saúde da Família da Vila Dos Pescadores; Sebastião Hipólito (PSB), tradicional comerciante da cidade; e Waltercir Lopes Fernandes – O Cici (MDB), proprietário da quitanda Sol Nascente.

Para finalizar a solenidade, o jurista e escritor Mayr Godoy explicou que com a Carta Magna de 1988, o município passou a integrar a federação e ganhou um capítulo especial, reforçando a sua autonomia como ente federado. O ex-vereador lamentou o fato de que após décadas pouca coisa tenha se alterado em favor do município em termos de partilha tributária.

A Sessão Solene ainda contou com a apresentação do Coral dos Servidores Municipais e da bailarina Vanessa Talita do Conservatório Municipal.