Superação da violência e cultura de paz são os objetivos da Campanha da Fraternidade 2018

A Câmara Municipal de Cubatão promoveu na última sexta (02/03), o Ato Solene de Lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2018: "Fraternidade e Superação da Violência". O evento, que ocorreu no Plenário da Casa Legislativa, teve como orador oficial o bispo emérito da Diocese de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido. Os trabalhos da solenidade foram conduzidos pelo vereador Toninho Vieira (PSDB), autor do projeto que institui a CF no rol de eventos do Legislativo Cubatense.

A solenidade também contou com a participação na mesa dos trabalhos do padre João Chungath, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Lapa; do padre Eniroque Ballerini, pároco da Paróquia São Judas Tadeu; da Coordenadora Diocesana da CF 2018, Marcia Tavares dos Santos Prol; da Coordenadora dos Projetos de Pacificação Social do Instituto Anástasis, a assistente social Vacildes Barboza de Souza; e do vereador Helio Sussumu Abe, da Câmara Municipal de Peruibe.

Dom Jacyr inicialmente fez uma panorama sobre a história da CF, destacando alguns temas desenvolvidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao longo dos anos. Sobre a CF 2018, o religioso defendeu que a sociedade, nesse período da Quaresma, reflita sobre a superação da violência e estabeleça um gesto concreto a favor da cultura de paz.

Marcia Tavares e Vacildes Barboza comentaram sobre o desafio de se apostar no diálogo como solução de conflitos e, consequentemente, da violência. Ambas ressaltaram que a mudança de comportamento exige comprometimento e ações envolvendo a sociedade civil organizada, a Igreja e os poderes constituídos para a formulação de políticas públicas emancipatórias que promovam a dignidade da vida humana.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com 3% da população do planeta, o Brasil responde por quase 13% dos assassinatos, daí a urgência em se discutir medidas que contribuam para a superação da violência e a redução desses índices. O mote da CF 2018 vem amparado no lema "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8).

Anualmente, a CNBB realiza e organiza a Campanha da Fraternidade, que se inicia no período da Quaresma, e se estende ao longo do ano, trabalhando sempre com um tema de relevância social, objetivando sempre a reflexão e uma ação prática dos cristãos.

O Ato Solene contou com a apresentação musical de Leonardo Valentim Barreto, Rafael Silvino do Nascimento e Açucena Marinho da Cruz, da Paróquia São Judas Tadeu, do Jardim Casqueiro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), e os vereadores Marcinho (PSB) e Wilson Pio (PSDB) também participaram da solenidade.