Rafael Tucla solicita a instalação de Clínica Escola para autistas no município

Foto: SCS/CMC

Durante a 42ª Sessão Ordinária, realizada ontem (21/11), o vereador Rafael Tucla (PT), apresentou dois requerimentos, o primeiro pede ao Poder Executivo a instalação da “Clínica Escola” para autistas. O segundo documento solicita a implantação de bueiros inteligentes, objetivando a redução dos problemas causados pelas fortes ventanias e descarte irregular do lixo.

O vereador em seu requerimento menciona que o autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança. Entendendo que as famílias sofrem com a falta atendimento especializado no município, o parlamentar pede a construção da clínica escola em que é realizada o atendimento especializado para estas crianças. Essa experiência já é realidade nas cidades de Itaboraí (RJ) e Santos (SP).

Tucla explica que a intenção do requerimento não é excluir o atual modelo educacional praticado e sim dar a atenção para as crianças. “Não é excluindo a criança do modelo que temos na Secretaria de Educação (SEDUC), mas ampliando uma possibilidade de tratar caso a caso de forma pontual, peculiar, de cada criança dentro da sua necessidade específica para que as crianças tenham uma evolução”, explicou.

Na oportunidade, o parlamentar encaminhou uma minuta de projeto de lei que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltada à pessoas com transtorno autista, síndrome de Aspenger, transtorno desintegrativo da infância, transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação e síndrome de Rett.

Já o segundo requerimento do vereador petista, versa sobre a implantação de bueiros inteligentes na cidade, considerando que garrafas plásticas, madeiras, galhos, dentre outros materiais são descartados de forma ou levado pelos ventos em épocas de chuvas fortes durante o verão. O parlamentar entende que a instalação deste bueiro irá minimizar os impactos causados no meio-ambiente e não demanda muitos custos para o município.

Fábrica de Oportunidades

Ainda durante o Expediente Legislativo, o presidente do Legislativo Cubatense, Rodrigo Alemão (PSDB), apresentou um requerimento a fim de criar uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que promoverá diálogo com as autoridades competentes para atrair novos empreendimentos para o município, criando situações favoráveis com incentivos fiscais, com possibilidades de geração de emprego e movimentação econômica da cidade.