Vereadores conhecem nova diretora técnica do Hospital Municipal

Foto: SCS/CMC

Os parlamentares conheceram hoje (23/08) a nova diretora técnica do Hospital Municipal de Cubatão, a médica Ana Rosa dos Santos, que assumiu no lugar de Abner Moreira de Araújo Júnior. O encontro ocorreu no gabinete do presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), e contou com a presença da secretária de Saúde, Andréa Pinheiro, e dos parlamentares Érika Verçosa (PSDB), Marcinho (PSB), Wilson Pio (PSDB), Jair do Bar (PT) e Ricardo Queixão (PDT); além dos representantes da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), gestora da unidade hospitalar.

Ana Rosa era diretora técnica do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), na cidade de Itabira (MG), que também é administrado pela FSFX. Formada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a profissional tem experiência na gestão de atendimento de urgência e emergência, além de passagens no setor de auditoria e no departamento assistencial.

“Não tenho a pretensão de fazer uma Itabira em Cubatão”, disse a nova diretora do Hospital Municipal. A médica disse que sabe que será preciso absorver a cultura local e estabelecer conexões com os diferentes setores da cidade, incluindo o Legislativo Municipal. Ela comentou que pretende replicar práticas de sucesso de outras unidades administradas pela FSFX. Ana Rosa conta que durante sua gestão em Itabira a taxa de mortalidade infantil caiu sensivelmente.

O presidente da Câmara desejou sorte à nova diretora do Hospital Municipal, mas ressaltou que o Legislativo está atento a qualquer problema que ocorrer no atendimento médico prestado na unidade. Ele lembrou que no último dia 21, a Câmara ingressou com uma ação na Promotoria de Justiça da Comarca de Cubatão a fim de que se apure as denúncias contra a FSFX. Roxinho ressaltou que os parlamentares recebem diariamente reclamações de munícipes sobre a demora no agendamento de exames clínicos e também sobre a qualidade do serviço prestado à população.

Na próxima terça (27/08), a Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investigará problemas no atendimento no Hospital Municipal, realizará sua primeira reunião. O encontro ocorre às 10 horas, sob a responsabilidade do vereador Marcinho (PSB), presidente da CEI.