Vereadores participam de evento comemorativo aos 100 dias do Hospital Municipal

Foto: Guilherme Mattos

Os vereadores participaram hoje (14/03) da solenidade comemorativa dos primeiros 100 dias de funcionamento do Hospital Municipal de Cubatão desde sua reabertura, ocorrida em dezembro de 2017. Durante o evento, os gestores da unidade hospitalar anunciaram que em abril começam as obras de adaptação do prédio do antigo teatro para implantação do centro de serviços de alta complexidade, que contará com o serviços de medicina hiperbárica, hemodiálise e fisioterapia.

Inicialmente, os diretores da FSFX apresentaram os números relativos aos 100 dias de atividades do Hospital Municipal, sob a direção da nova empresa gestora . Luis Márcio Araújo Ramos, diretor-executivo da Fundação São Francisco Xavier, disse que, dependendo do andamento dos trabalhos, será possível o funcionamento, ainda em junho, do serviço de quimioterapia, antecipando em dois meses o prazo fixado inicialmente, que era agosto.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), disse que o Legislativo teve que superar vários obstáculos para concretizar a reabertura do Hospital Municipal. Ele defendeu a união entre os diversos setores da cidade e a harmonia entre os poderes em nome da sociedade cubatense, mas sem abrir mão do papel fiscalizador da Câmara. "Sempre apontaremos os problemas e indicaremos as soluções".

Já o prefeito destacou a colaboração da Câmara na aprovação das leis que possibilitaram o novo convênio e celebrou os números positivos, em termos de atendimento, durante estes 100 dias. "É claro que a sociedade está mais interessada em resultados práticos do que em números", ressaltou. Segundo o chefe do Executivo, o maior desafio na implantação de uma nova gestão é a mudança de mentalidade, que supere velhas práticas.

Também participaram da solenidade a secretária de Saúde, Andrea Pinheiro; o superintendente do Hospital Municipal, Abner Moreira de Araujo Junior; e os vereadores Toninho Vieira (PSDB), Sérgio Calçados (PPS) e Marcinho (PSB).