Vereadores participam de evento de transferência da Vila Esperança para a Prefeitura

Foto: Guilherme Mattos

O plenário da Câmara Municipal foi palco hoje (22/03) de um dia histórico para Cubatão. A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) transferiu a titularidade de áreas da Vila Esperança para a Prefeitura de Cubatão numa solenidade que reuniu membros do Executivo, do Legislativo, do governo federal e lideranças comunitárias. Com a cessão, os moradores do núcleo habitacional mais populoso da cidade no futuro poderão obter a escritura definitiva dos imóveis que atualmente ocupam.

Fizeram parte da mesa oficial da solenidade o presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB); o prefeito Ademário Oliveira; secretário nacional do Patrimônio da União, Sidrack Correia Neto; superintendente paulista do órgão, Robson Tuma; Discursaram também na solenidade a secretária municipal da Habitação, Andrea Maria de Castro; o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Cleiton Vinicius Santos; e oficial do cartório de registro de imóveis de Cubatão, Maria Laura de Souza Coutinho.

Rodrigo Alemão destacou que a lavratura de contrato de cessão se tratava de um momento histórico para Cubatão. Ele afirmou que a promoção da dignidade humana passa pelo direito à moradia e, por isso, é tão importante para milhares de famílias da Vila Esperança. "Vamos nos unir para fazer a diferença na vida das pessoas", pediu o chefe do Legislativo ao ressaltar que a Câmara é o poder mais próximo da população, aquele mais sensível às demandas dos cidadãos.

Ademário Oliveira explicou que agora, com a titularidade da área, a urbanização do bairro poderá ocorrer efetivamente. Ele lembrou que os projetos com tal objetivo preveem, em uma primeira etapa, a construção de 800 habitações. O prefeito ainda ressaltou que a abertura de uma via perimetral permitirá uma nova alternativa de entrada e saída do núcleo, além de fixar os limites definitivos da Vila Esperança, impedindo seu crescimento desordenado.

"Temos interesse direto de destravar os processos de regularização fundiária que estão na SPU e resgatar a cidadania da população", disse o secretário nacional do órgão federal. Durante sua fala, ele fez menção ao líder comunitário Severino da Silva, o Miúdo, que morreu em 2016, e era símbolo dessa luta pela transferência de titularidade.

"Em menos de quinze dias, volto aqui para também assinar a concessão de Jardim Nova República e Vila Natal, beneficiando mais de duas mil famílias", garantiu Robson Tuma sobre a cessão de novas áreas para a Prefeitura de Cubatão.

O terreno que abriga a Vila Esperança, cedido ao município de Cubatão, possui 1,5 milhão de m² e beneficiará mais de 6,2 mil famílias.

O vereadores Toninho Vieira (PSDB), Érika Verçosa (PSDB), Wilson Pio (PSDB), Ricardo Queixão (PDT), Aguinaldo Araujo (PDT), Fábio Roxinho (MDB), Rafael Tucla (PT), Jair do Bar (PT), Ivan Hildebrando (PSB), Marcinho (PSB) e Lalá (SD) participaram da solenidade.