Vereadores se reúnem com gestores da Saúde para discutir sobre o coronavírus

Foto: SCS/CMC

O presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), e os vereadores Aguinaldo Araújo (PDT) e Jair do Bar (PT) se reuniram hoje (5) com a Secretária de Saúde, Andrea Pinheiro; a diretora técnica do Hospital de Cubatão, a médica Ana Rosa dos Santos; e representantes da Secretaria de Educação para discutir as medidas preventivas tomadas pelo governo municipal contra o novo coronavírus (Covid-19).

Andréa informou que a administração criou, por meio de portaria, um Comitê Estratégico Municipal Covid-19, com representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância à Saúde, Pronto-Socorro Central, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Cubatão e Faculdade de Medicina da Universidade São Judas. Esse grupo atualizou o protocolo de procedimentos de acordo com as mais recentes informações sobre a doença.

A secretaria também informou que a sua pasta promoveu recentemente uma formação, com a participação de cerca de 100 profissionais de saúde, que teve o objetivo de atualizar os participantes sobre a situação do surto, e os procedimentos a serem adotados em caso de aparecimento de alguma suspeita. Além disso, segundo a gestora, equipes da Vigilância Epidemiológica estão visitando as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família para reforçar as informações e procedimentos, além de atualizar as equipes sobre as novidades do Ministério da Saúde.

A médica Ana Rosa explicou que o coronavírus se espalhou exponencialmente na China porque o país asiático se encontrava no inverno, o que favorece a incidência de doenças respiratórias. Ela também afirmou que lá os casos suspeitos foram levados para hospitais e, como essas unidades atendem idosos e pacientes convalescentes, o contágio foi facilitado. A diretora clínica ainda informou que os hospitais Emílio Ribas e Guilherme Álvaro são as unidades de referência na Região da Baixada Santista para tratar pacientes com coronavírus.

O presidente da Câmara ressaltou que é preciso ampliar o alcance da informação correta sobre o Covid-19. O vereador sugeriu que o médico infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, do Hospital das Clínicas (FMUSP), do Hospital Municipal de Cubatão e professor da Faculdade de Medicina da São Judas, participasse da gravação de um vídeo educativo, produzido pela TV Câmara Cubatão, com orientações gerais e medidas preventivas contra o coronavírus.

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais, ou limpar as mãos com álcool em gel são algumas das formas mais práticas e comuns para evitar uma possível contaminação pelo coronavírus na bolsa também é indicado. O Ministério da Saúde mantém uma página sobre medidas preventivas em https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus#prevencao.

É preciso ter cuidado com informações falsas compartilhadas em redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens. Ao receber esse tipo de material, qualquer um pode checar sua veracidade por meio do site do Ministério da Saúde (https://www.saude.gov.br/fakenews) ou número de WhatsApp do ministério: (61) 99289-4640.