Vereadores se reúnem com grupos artísticos para discutir aporte financeiro

Foto: SCS/CMC

Durante a 44ª Sessão Ordinária, ocorrida ontem (3), os vereadores se reuniram com representantes dos Grupos Artísticos de Cubatão para discutir a possibilidade de destinar um aporte financeiro para garantir a continuidade das atividades desse segmento cultural no município. O maestro Roberto Farias, coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão, disse que espera o apoio da Câmara para que as entidades artísticas da consigam se manter. “Nós defendemos a cultura e a vocação artística da nossa cidade e nos mobilizamos para manter a arte do município viva”, enalteceu o representante.

O presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB) comentou que um dos itens da pauta que estavam para serem discutidos com o prefeito era exatamente essa questão que envolve o segmento cultural. “Vamos sim conversar com o Poder Executivo no sentido de buscar uma solução”, garantiu o chefe do Legislativo.

O vereador Rodrigo Alemão (PSDB), explicou que na peça orçamentária para o próximo ano será votado em breve, o repasse para as entidades é de R$ 900 mil, enquanto valor do ano passado era de aproximadamente R$ 1 milhão e meio, contando também a viabilização de emendas impositivas.

O vereador Rodrigo Alemão ainda destacou que com este aporte financeiro atual que pode ser aprovado, os Grupos Artísticos pode ter seus trabalhos interrompidos novamente, pois o legislador projeta que com esta quantia não garantiria nem ao menos seis meses de trabalho. Diante disso, Rodrigo Alemão sugere que haja uma reunião com o Poder Executivo no sentido de pressionar para que tenha um aumento no valor e evita a paralisação das atividades. “Os Grupos Artísticos são o que mantém a cultura da nossa cidade em pé e merecem ser valorizados”, ressalta.

No ano passado, foi aprovada a Lei Municipal Nº 3,944 de 09 de outubro de 2018, de autoria do vereador Rodrigo Alemão, que declara os Grupos Artísticos de Cubatão como Patrimônio Cultural Imaterial do município.

Já o vereador Rafael Tucla (PT), sugeriu que além de esta conversa ser aberta pelos próprios parlamentares, representantes dos Grupos Artísticos possa montar uma comissão e ajudar na revindicação. “O apoio de todos os vereadores os Grupos Artísticos já tem, mas caso eles montem uma comissão nos ajudará a cobrar também”, propôs o parlamentar.