Vereadores se reúnem com membros do Conselho Municipal de Esportes e Lazer

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), e os vereadores Marcinho (PSB) e Cléber do Cavaco (PRB) se reuniram hoje (12/03) com os novos integrantes do Conselho Municipal de Esportes e Lazer. Os conselheiros tomaram posse na última quarta (07/03) no gabinete do prefeito Ademário Oliveira.

O presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Felix da Silva (o Bacalhau), disse que entre as prioridades para o órgão está o aperfeiçoamento do Programa "Adote um Atleta e/ou Modalidade Esportiva Olímpica", que tem o objetivo de apoiar e promover atletas e esportes olímpicos. Além disso, a reativação dos Jogos Escolares é outra meta do colegiado. Bacalhau também criticou a extinção das escolinhas de esportes na cidade.

O diretor de Esportes, Washington Luiz Lessa de Souza (o Carioca), vice-presidente do referido Conselho, disse que o colegiado quer contribuir com a reestruturação do esporte no município com planejamento. Ele elogiou a destinação de emendas impositivas por parte dos vereadores para a sua pasta. Carioca ainda disse que está nos planos da administração municipal a realização das Olimpíadas de Bairro, que envolveria toda cidade.

Rodrigo Alemão ressaltou que a Câmara está disposta a caminhar lado a lado do Conselho, a fim de deixar um legado para o esporte da cidade. Ele explicou que ano passado o processo para a destinação de recursos para determinadas áreas foi corrido e, por isso, neste ano o Conselho tem a possibilidade de ajudar os parlamentares na elaboração das emendas impositivas.

O presidente da Câmara explicou que as emendas impositivas correspondem à obrigatoriedade da execução das emendas individuais dos parlamentares por parte da administração municipal. Conforme previsto pela emenda à Lei Orgânica nº 25/2017, é destinado 1,2% do orçamento líquido (R$ 9 milhões) para obras, instituições ou compras de equipamentos indicados pelos 15 vereadores. Cada edil teve a prerrogativa de definir o direcionamento de R$ 600 mil (desde que 50%, no mínimo, seja exclusiva à pasta da saúde).

O Conselho Municipal de Esportes e Lazer foi instituído pela Lei nº 3.270, de 14 de outubro de 2008, sendo um órgão com função orientadora, consultiva e deliberativa. Também participaram da reunião os conselheiros Kátia de Araújo Farias e Edilson Araujo Pereira.