Vereadores se reúnem com representantes do CIESP para discutir investimentos no município

Foto: SCS/CMC

Os vereadores se reuniram hoje (08/11), no anfiteatro da Câmara, com representantes da unidade regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O diretor da entidade, Valdir José Caobianco, apresentou o planejamento de investimentos do Polo Industrial para os próximos anos, além de comentar sobre a recuperação ambiental e o desenvolvimento social e econômico da cidade.

Estiveram presentes na reunião o gerente executivo do Ciesp Cubatão, Valmir Ramos Ruiz; o secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Marcos Espírito Santo; o chefe do legislativo, Rodrigo Alemão (PSDB); o presidente da Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Emprego, Trabalho e Renda, Toninho Vieira (PSDB); e os vereadores Ivan Hildebrando (PSB) e Marcinho (PSB).

O diretor do CIESP comentou sobre a importância do Polo Industrial do município para o país, uma vez que é o maior da América Latina e tornou-se referência na questão de recuperação ambiental e potencial de desenvolvimento da cidade. Caobianco falou também a respeito da matéria prima produzida nas indústrias cubatenses serem utilizadas em empresas de outros municípios. “O Polo de Cubatão é um centro de insumos básicos que são usados em outras fábricas, então, por que não trazer essas indústrias para se desenvolverem aqui?”, indagou o diretor.

O representante da entidade ainda comentou que, após a cidade de Cubatão enfrentar ameaças constantes por conta da poluição, conseguiu através da união de indústrias, comunidade e governo, controlar 98% do nível de poluentes no ar. Com isso, em 1992, o município recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU), o título de “Cidade-Símbolo da Recuperação Ambiental”, o que, segundo Caobianco, é um fato relevante para as empresas levarem em consideração quando decidirem investir no Polo Industrial local.

Rodrigo Alemão agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância dos Polo Petroquímico para o município. “Penso que o primeiro passo é realmente ter união dos poderes com a iniciativa privada para estarmos avançando e mostrando o potencial da nossa cidade”. O vereador Toninho Vieira elogiou a exposição e falou a respeito dos bons exemplos das cidades do interior que podem inspirar experiências aqui no município. “Fiquei satisfeito com a apresentação esclarecedora e isso nos motiva a buscar outros modelos”, comentou o parlamentar.