Vereadores se reúnem com secretário estadual de Saúde em São Paulo

Crédito: Lourival França da Silva Júnior

Os vereadores acompanharam hoje (06/01) o prefeito Ademário Oliveira em reunião com o secretário estadual  da Saúde, David Uip. Na pauta do encontro, ocorrido em São Paulo Capital, a criação de um plano de ação para a reabertura do Hospital Municipal de Cubatão Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva.

David Uip demonstrou que tem conhecimento sobre a situação do Hospital Municipal e disse estar disposto a ajudar Cubatão. Para isso, ficou decidido que a Prefeitura elaborará um plano de recuperação, definindo metas e um cronograma para concretizar a reabertura da unidade hospitalar. Ademário Oliveira saiu otimista do encontro e afirmou que foi importante restabelecer as relações institucionais do município com a secretaria estadual da Saúde.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), avaliou positivamente a reunião por sinalizar que existem caminhos para que a reabertura do Hospital Municipal. Ele disse que espera que a unidade volte a atender os pacientes o mais rápido possível. "Como o Legislativo é o Poder mais próximo da população, nós, vereadores, estaremos acompanhando de perto esse plano de ação".

Rodrigo Alemão ainda comentou que como a cidade é cortada por rodovias e conta com um Polo Industrial, é ainda mais urgente a reabertura do Hospital Municipal. Ele citou o incêndio ocorrido na unidade da Vale Fertilizantes, por volta das 15 horas de ontem (05/01), que resultou no vazamento de nitrato de amônio (NH4NO3). "Se tivéssemos casos de internação mais graves, teríamos que remover os pacientes para outras cidades da região".

Participaram do encontro o subsecretario estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; a secretaria municipal de Saúde, Sandra Furquim; e os vereadores Toninho Vieira (PSDB), Wilson Pio (PSDB), Ricardo Queixão (PDT), Aguinaldo Araújo (PDT), Sérgio Calçados (PPS), Jair do Bar (PT), Ivan Hildebrando (PSB), Marcinho (PSB), Dr. Anderson Veterinário (PRB) e Cleber do Cavaco (PRB).

Vereadores se reúnem com secretário estadual de Saúde em São Paulo. Crédito: Lourival França da Silva Júnior

Fotos: Lourival França da Silva Júnior