Wilson Pio quer médico hematologista na rede de saúde de Cubatão

Na última sessão (20/03), o vereador Wilson Pio (PSDB) apresentou quatro requerimentos no plenário da Câmara. Os documentos versavam sobre saúde, segurança pública e manutenção urbana. No primeiro deles, o parlamentar pede ao Executivo que viabilize a contratação de um médicos hematologistas para atuarem na cidade.

O vereador comentou que, de acordo com o Relatório Anual da Saúde do Município, o câncer é a segunda principal causa de óbitos em Cubatão. O hematologista é uma especialidade médica que trata as doenças do sangue e de órgãos hematopoéticos, onde se formam as células do sangue. Os principais cânceres atendidos pela hematologia são os sanguíneos e de medula óssea, como leucemia e linfoma.

"Considerando que a gestão da saúde abarca os princípios da integralidade, igualdade, universalidade e equidade, creio que os serviços de um hematologista são importantes para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas ao sangue", ressaltou Wilson Pio.

Outros requerimentos
Ainda no campo da saúde pública, Wilson Pio pediu ao Executivo que viabilize o retorno dos serviços de odontologia na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pinhal do Miranda.

O vereador do PSDB também solicitou à administração municipal que implante câmeras de segurança e sinalização de trânsito nas proximidades das Unidades Municipais de Ensino (UMEs). Segundo Wilson Pio, ocorrem cotidianamente ocorrências de roubos e furtos nas vias próximas às escolas da cidade. "É preciso garantir a segurança de alunos, pais e servidores que atuam nos colégios".

Por fim, Wilson Pio apresentou requerimento ao Executivo chamando a atenção para a situação do Parque Municipal Cotia-Pará, que, para o vereador, precisa urgentemente de uma revitalização. Ele sugeriu a criação de uma parceria público-privada para fazer a gestão do equipamento de lazer.