Jair do Bar pede ambulância 24 horas no Morro do Índio, na Vila Esperança
Por Nicole Vasques
O vereador Jair do Bar (PSDB) pediu, em sessão ordinária realizada ontem (19/02), que o Poder Executivo estude a implantação e permanência de uma ambulância 24 horas no Morro do Índio, no bairro Vila Esperança. De acordo com o autor do requerimento, o intuito é melhorar o tempo de resposta ao atendimento em casos de urgência e emergência.
Jair explicou que a Vila Esperança tem apenas uma via, a Avenida Principal, como acesso de entrada e saída do bairro. Segundo ele, a permanência de uma ambulância é necessária considerando a dificuldade que a população enfrenta em virtude do alto fluxo de circulação de veículos, sobretudo, em horário de pico, que pode dificultar o socorro aos munícipes. "A gente sabe que no final da Vila, no Morro do Índio, caso uma ambulância vá entrar e não tiver o acesso livre, a pessoa pode vir a falecer por falta de um socorro imediato", disse o parlamentar.
Tinho (PSD) fez coro à fala do vereador e reforçou que a reivindicação precisa se estender a todos os bairros distantes, como Cota 200, Vale Verde, Fabril, Pinheiro e Água Fria. "Principalmente em épocas de temporada em que o tráfego nas rodovias de nossa cidade é complicado, aliás, é parado", afirmou ele.
Em seguida, Alessandro Oliveira (Republicanos) salientou que é necessário promover, cada vez mais, políticas públicas voltadas à saúde preventiva. Batoré (Agir), por sua vez, destacou que nesta época do ano enfrentamos altas temperaturas, o que torna a solicitação ainda mais relevante. "São segundos, ali, para salvar uma vida, principalmente nesse período de calor. Sabemos que muitos idosos têm sofrido com a pressão alta", disse o representante do Agir.
Por fim, Guilherme do Salão (PSB) ainda chamou a atenção para o fato de a concentração de pessoas no bairro ser muito grande. "E nada mais justo que a gente trazer também esse conforto, buscar melhorar a saúde no atendimento de urgência e emergência", completou.
Com a aprovação do requerimento em plenário, será enviado um ofício ao Poder Executivo para a realização de estudos de viabilidade.
Sessão Secreta
Por requerimento do presidente da Câmara, o vereador Topete (PSD), foi realizada, ao final da sessão ordinária, uma Sessão Secreta nos termos do Artigo 111 do Regimento Interno da Casa. Na ocasião, os parlamentares deliberaram a respeito da concessão do Título de Cidadão Honorário.