Jovens do Camp Cubatão visitam a Câmara e conhecem o funcionamento do Legislativo

Os jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) - Conexão Cidadã, do Camp Cubatão, visitaram hoje (3) as dependências da Câmara Municipal. O chefe do Legislativo, Cléber do Cavaco (PL), recepcionou o grupo, que conheceu os diferentes setores do parlamento cubatense e a dinâmica do processo legislativo.

O presidente da Câmara ressaltou que o Legislativo está sempre de portas abertas à comunidade, principalmente para a juventude. Cléber do Cavaco disse que é muito importante despertar a cidadania nos aprendizes do SCFV, de modo que eles participem das futuras transformações da cidade.

Adriana Cabral, orientadora do SCFV, destacou que a visita foi especial porque os aprendizes puderam conhecer melhor o funcionamento do parlamento municipal e a atuação dos vereadores na Câmara. A educadora explicou que SCFV prepara os jovens tanto para o mercado de trabalho quanto para o exercício da cidadania.

Danielli Cristine Fontenele Cardoso, de 15 anos, considerou a visita importante porque é essencial que os jovens tenham essa experiência de cidadania. Já Cauã Silvino Simões da Silva, também de 15 anos, disse que quando era criança esteve na Câmara numa Sessão Solene , mas que agora era diferente por entender o que fazem os vereadores.

A Casa É Sua

Para aproximar as novas gerações do Poder Legislativo, a Câmara Municipal conta com o programa de visitação “A Casa É Sua”. Durante a atividade, os participantes terão a chance de conversar com os próprios vereadores acerca de problemas que acontecem na cidade. Nas visitas, os cidadãos assistem a um vídeo institucional sobre cidadania, democracia e as competências das diferentes esferas de poder.

Os visitantes também conhecem o Plenário, local onde ocorrem as votações de projetos de lei, e o Salão Afonso Schmidt, onde ficam as galerias dos constituintes e dos presidentes da Câmara, além dos gabinetes parlamentares.

Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem participar do programa “A Casa É Sua” entrando em contato com o Setor de Comunicação pelos telefones (13) 3362-1356 e (13) 3362-1357 ou pelo e-mail: comunicacao@cubatao.sp.leg.br.