Jovens do ensino médio participam de ação de educação cidadã na Câmara

Foto: Thyago Cesar

Como os jovens podem aprender cidadania na prática? A resposta pode estar na promoção de atividades de educação política, como o programa “A Casa É Sua” propõe. Na última segunda (24), os estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual José da Costa, do Jd. 31 de Março, participaram da ação institucional da Câmara Municipal de Cubatão. Durante a visita, os alunos vivenciarem experiências democráticas, como o bate-papo com os vereadores Sérgio Calçados (PSB), Tinho (Republicanos), Alessandro Oliveira (PL), e Guilherme do Salão (PROS), e a participação numa eleição simulada para Mesa Diretora do Legislativo Municipal.

A atividade foi iniciada com a exibição de um vídeo educativo no anfiteatro Hugo Scanavacca. Entre os conteúdos apresentados na projeção, informações sobre os regimes políticos, a divisão de poderes no Brasil, a Constituição Federal, o espírito republicano, o papel da Câmara Municipal e a importância da participação cidadã. Em seguida, os estudantes tiveram a oportunidade de sabatinar os vereadores sobre os problemas da cidade e as atividades parlamentares desenvolvidas no parlamento.

Depois do bate-papo com os parlamentares, os jovens conheceram o plenário da Câmara (Sala Helena Meletti Cunha), espaço em que os representantes eleitos discutem e votam matérias de interesse público. Os estudantes também participaram de uma simulação de eleição para a Mesa Diretora da Câmara em que cada candidato apresentou sua proposta para desenvolver a cidade. Os alunos nesse momento são estimulados a desenvolveram as competências de autoexpresão e trabalho em grupo.

A professora de história Marilda Reis, responsável pela turma de alunos, comentou que o programa “A Casa É Sua” é importante para a formação de estudantes por mostrar como o poder se organiza no Brasil. A educadora afirmou que sempre procura ressaltar em suas aulas que a política precisa ser discutida por todos, pois interfere no cotidiano das pessoas.

Eslayne Sants, de 15 anos, foi a mais votada na eleição simulada e disse que ficou feliz pelos colegas se sentirem identificados com suas propostas. A jovem destacou que o programa “A Casa É Sua” colabora para o voto consciente, uma vez que mostra como atua os vereadores.

O vereador Sérgio Calçados (PSB) parabenizou o esforço dos servidores da comunicação que são responsáveis pelo desenvolvimento do programa “A Casa É Sua”. Para o parlamentar, desde jovem, é preciso entender a importância do regime democrático para se viver em sociedade.

A visita foi encerrada no Salão Afonso Schmidt, onde ficam as galerias dos constituintes e dos presidentes da Câmara.

Como Agendar
Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone ( (13) 3362-1306/ 3362-1308 ou pelo email: comunicacao@cubatao.sp.leg.br.