Juliana Clabunde exalta o olhar coletivo das mulheres em sessão solene

Foto: Leonardo Cruz

"A gente pode viver e existir coletivamente", ressaltou a educadora e ativista Juliana Clabunde dos Santos, fundadora da Associação Sociocultural e Educacional Zabelê, oradora oficial da Sessão Solene Comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, ocorrida ontem (09/03) no plenário da Câmara Municipal. A homenageada exaltou o legado de mulheres que vieram antes dela e ajudaram a manter viva a cultura popular. A solenidade foi aberta pelo presidente da Câmara, Cléber do Cavaco (PL), que transmitiu a condução dos trabalhos para a vereadora Jaque Barbosa (PSD), única parlamentar eleita da atual legislatura.

Além de Juliana Clabunde dos Santos, a mesa ainda foi composta pela procuradora do município Paula Ravanelli Losada, presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF); a jurista Helen Bueno, presidente da Comissão da Mulher Advogada; e a chefe de Gabinete do Prefeito, Renata Almeida dos Santos. Os parlamentares Rafael Tucla (PP), Allan Matias (PSDB), Rodrigo Alemão (PSDB), Afonsinho (PSDB), Topete (PSD), Alessandro Oliveira (PL), Tinho (Republicanos), Sérgio Calçados (PSB) e Fábio Roxinho (MDB).

Desde 1997, Juliana é ativista na salva guarda do patrimônio imaterial brasileiro. No ano de 2001, formou-se em artes corporais pela Unicamp e se especializou em sociologia e antropologia. Gestora e produtora, retornou para Cubatão e em 2009 fundou a Associação Sociocultural e Educacional Zabelê. Dedicada a fortalecer os vínculos comunitários e a revalidar os valores, participa ativamente de conferências culturais e se tornou um símbolo de resgate da autoestima nacional e cultural. Empenhada e com o apoio dos seus filhos, levou a Associação a ser reconhecida como ponto de cultura, trouxe premiações e representou o município em eventos estaduais e internacionais de grande relevância. Após a apresentação de sua trajetória, além de agradecer a homenagem, a oradora abordou a força das mulheres em unidade e ressaltou a importante escolha de cada uma reiterar o seu espaço numa sociedade brasileira miscigenada.

Durante a sessão, as homenageadas indicadas pelas bancadas foram Márcia Regina Terras, Janine Aparecida Casali de Mendonça, Suely Aparecida Costa Marcelino, Lidia Regina Santos, Fernanda Braga Ribeiro, Rosália Simonetti, Maria Aparecida Prudência e Rosangela Maria da Silva.

A presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF), Paula Ravanelli Losada, expressou o orgulho de sua presença diante de todas as homenageadas na cerimônia. Durante a palavra, esclareceu que a lembrança das mulheres nesta data, desde sempre é a superação, por serem forjadas mediante os casos de violência e também cobrou políticas públicas como forma de diminuir o caminho de obstáculos da população feminina.

Helen Bueno, jurista e presidente da Comissão da Mulher Advogada, agradeceu por todas as mulheres que lutaram e as que continuam na batalha árdua pelo igualitarismo. Já a representante do Executivo, a chefe do gabinete do prefeito, Renata Almeida dos Santos, além de parabenizar os parlamentares pelas indicações e as homenageadas por suas atividades atuais, também comentou sobre a necessidade de ter uma compreensão mais unificada da sociedade feminina.

A vereadora Jaque Barbosa (PSD) destacou as conquistas históricas e recentes das mulheres, como por exemplo a lei de nº 7.247/1879, que concede o direito de acesso as faculdades e a recém-sancionada lei da laqueadura de nº 14.443/2022, em Março de 2023, que permiti a realização do processo sem a aprovação do cônjuge. A parlamentar mencionou o avanço das mulheres na sociedade, porém frisou o posicionamento de combate daquelas que dispõem possibilidades em favor daquelas que não tem voz.

Durante a ocasião, os integrantes da Associação Zabelê, elaboraram uma apresentação inspirada no coco de roda e em músicas que citam a mulher e a sua presença no universo da cultura popular.