Maioria dos vereadores rejeita pedido de impeachment contra prefeito municipal

A maioria dos parlamentares de Cubatão rejeitou hoje (27), durante a 20ª sessão ordinária, o pedido de impeachment contra o prefeito municipal, Ademário Oliveira (PSDB). Conforme o Regimento Interno da Câmara (Resolução N° 1.558, de 13 de dezembro de 1991), em face da rejeição da admissibilidade da denúncia, a mesma será arquivada. A denúncia foi apresentada pelo vereador Alessandro Oliveira (PL), que se licenciou durante a votação do processo de cassação. O suplente do partido, Geraldo Guedes, ocupou o lugar do parlamentar licenciado.

Entre os motivos elencados pelo vereador na denúncia, estão o contrato emergencial do Instituto Medicina, Saúde e Vida; a contração indevida da G&T Cozinha Industrial e Fundação São Francisco Xavier (FSFX); a omissão quanto às irregularidades cometidas pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Entidade Abraço; a utilização indevida do Fundo Blindado da Caixa de Previdência; e o estado de abandono de equipamentos públicos municipais, entre outros.

Votaram pela rejeição da abertura do processo de cassação: Geraldo Guedes (PL), Topete (PSD), Allan Matias (PSDB), Cléber do Cavaco (PL), Afonsinho (PSDB), Tinho (Republicanos), Jaque Barbosa (PSD), Ricardo Queixão (PSDB), Rony do Bar (PSD) e Anderson De Lana (PSDB). Já os parlamentares Fábio Roxinho (MDB), Guilherme do Salão (PROS), Rodrigo Alemão (PSDB) e Sérgio Calçados (PSB) votaram pela aceitação do pedido de impeachment. Rafael Tucla (Progressistas) esteve ausente durante a votação que decidiu pelo arquivamento da denúncia.

Após a votação de abertura do processo de impeachment contra o prefeito municipal, Ademário Oliveira, o vereador Alessandro Oliveira retomou seu lugar na Câmara Municipal.