Marcinho discute saúde regional em sessão da UVEBS em Peruíbe
Por Nicole Vasques
O vereador Marcinho (PSB) compareceu, hoje (25/07), à 1ª Sessão Regional da UVEBS (União dos Vereadores da Baixada Santista). O evento reuniu diversas autoridades, incluindo parlamentares de outras cidades da Baixada Santista, no plenário da Câmara Municipal de Peruíbe.
Marcinho aproveitou a oportunidade para frisar a importância dos investimentos na saúde pública e abordou a demora que o paciente enfrenta quando depende do sistema de regulação de vagas. "Hoje nós temos dificuldade para os atendimentos, principalmente para o primeiro atendimento oncológico. A Lei diz que o paciente tem 60 dias para poder ser atendido na sua primeira consulta e, depois, dar essa continuidade, mas hoje a pessoa está enfrentando uma média de 90 dias para ser atendida. E isso na rede Hebe Camargo [em Santos]", explicou o parlamentar.
Além disso, o vereador salientou que é preciso ofertar mais exames de imagem, como ressonâncias, principalmente em Cubatão. "Hoje, as pessoas esperam de 6 a 10 meses para fazer um procedimento, sendo que na região das 9 cidades nós só temos um equipamento instalado no Hospital Guilherme Álvaro. E quando esse equipamento quebra esse tempo de espera é maior ainda", afirmou o representante do PSB.
Criada em 2010 para congregar os vereadores das nove cidades da Baixada Santista — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos, São Vicente —, a UVEBS representa os parlamentares que atuam pela região. O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.
Na 1ª Sessão Regional, a UVEBS defendeu a necessidade de diálogo direto com a Concessionária Novo Litoral (CNL) para discutir a implantação dos pedágios em modelo free flow na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.