Marcinho quer gratuidade no acesso ao Parque Caminhos do Mar e revitalização de espaços de lazer
Por Denise Crescêncio
Com o objetivo de fomentar a utilização dos espaços de lazer e promover o turismo no município, o vereador Marcinho (PSB) solicitou em plenário, durante a 29ª sessão ordinária (16/09), que seja viabilizada a implantação do benefício Passe Comunidade, medida que possibilitará aos cubatenses, gratuitamente, acesso aos atrativos turísticos do Caminhos do Mar, hoje privatizado. Além disso, o parlamentar solicitou a revitalização do Parque Cotia-Pará, do Perequê e reformas no Anilinas.
Defendendo a importância dessas propostas, Marcinho destacou que 44% do território de Cubatão é ocupado pelo Parque Estadual da Serra do Mar e citou o reconhecimento de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica que a área obteve da ONU, constituindo, assim, um patrimônio histórico e arqueológico de Cubatão. O parlamentar também chamou a atenção para a situação da pista de skate do Anilinas, considerada a primeira da Baixada Santista e que hoje está sem uso devido às más-condições. “Nós temos uma ampla história do Brasil que passa pelo Caminhos do Mar”, completou ele.
Batoré (Agir) reconheceu a relevância da propositura. “O turismo envolve geração de emprego para a nossa cidade, tem trazido pessoas de fora para conhecê-la. Tudo o que se faz em relação ao turismo é favorável”, declarou o vereador. Carioca (PSDB) disse que é preciso rever essa política de cobrança no acesso à área para os moradores de Cubatão. “O passeio é nosso, o lugar é nosso, e a gente paga a mesma coisa que os de fora pagam”, completou o representante do PSDB, além de defender que sejam dadas oportunidades a comerciantes cubatenses para gerir a cafeteria e os estabelecimentos do parque.