Guilherme Amaral participa de evento em homenagem à banda da UME Padre José de Anchieta

Guilherme Amaral participa de evento em homenagem à banda da UME Padre José de Anchieta

Autor: Assessoria/ CMC

Por Denise Crescêncio

O vereador Guilherme Amaral (PSD) prestigiou ontem (15/07), na Prefeitura Municipal, o prêmio conquistado pela banda da Unidade Municipal Escolar (UME) Padre José de Anchieta na XVIII edição do Concurso de Fanfarras e Bandas (CONFABAN), que ocorreu em Santa Isabel (SP). Além de Guilherme e dos membros da banda, estiveram presentes César Nascimento, prefeito municipal, Donizete Tavares, secretário-adjunto de Cultura, Allan Matias, secretário de Governo, e Zeca Rodrigues, coreógrafo e diretor cênico.

O concurso que coroou a UME Anchieta contou com a participação de 22 bandas. Com 11 mil votos populares na competição, a escola vencedora faz parte da Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (Afaban) e do projeto social Um Toque de Cidadania, formado por sete escolas municipais. Os alunos participantes têm entre 6 e 17 anos.

Na ocasião, Amaral parabenizou o grupo musical, a instituição educacional e os trabalhadores envolvidos no projeto social. Ele ressaltou que a cultura não é democratizada no país e que consumi-la ainda é caro. “Você vai assistir a uma sessão de cinema é caro, um teatro é caro, e prover cultura também é caro” destacou ele.

Luiz Carlos Araújo, presidente da Afaban, citou os desafios enfrentados pela banda - a falta de recursos para os uniformes e calçados, por exemplo - e pediu por mais investimentos no grupo e na cultura do município. “Esse troféu tem que ser compartilhado com a cidade”, citou Luiz. O prefeito César, por sua vez, elogiou a equipe vencedora e mencionou a importância desse título para a cultura e para o município. “A cidade tinha uma visão de que a gente só tinha a [banda] sinfônica e a marcial, mas somos muito mais”, disse ele ao defender a pluralidade cultural do município.