Nota de Repúdio
A Câmara Municipal de Cubatão repudia as declarações da deputada federal Sâmia Bomfim, ocorridas na última quinta (17/07), durante a discussão do projeto sobre o licenciamento ambiental (PL 2.159/2021), conhecido como o "PL da Devastação". A parlamentar mencionou a cidade de Cubatão para exemplificar os perigos de um desenvolvimento predatório que desconsidera análises técnicas sobre o meio ambiente, comparando o município a uma “cidade fantasma”, em que “até hoje a população não consegue respirar pelo impacto que tem no meio ambiente”.
Ao contrário do que disse a deputada, Cubatão superou o passado em que a poluição atmosférica ocasionada pelas atividades no polo industrial comprometia o bem-estar dos munícipes. Como prova do sucesso obtido na substituição do apelido “Vale da Morte” por “Vale da Vida”, a cidade foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Conferência Rio-92, como Símbolo Mundial de Recuperação Ambiental. Isso foi possível graças à dedicação dos trabalhadores que se empenharam em reverter o cenário de poluição e aos investimentos do poder público.
A Câmara Municipal de Cubatão conta com uma Comissão Permanente de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar da Vida Animal, órgão dedicado à discussão de políticas públicas voltadas à recuperação e preservação ambiental. Esta Casa segue promovendo debates visando à construção de um município onde progresso industrial e preservação da vida caminham juntos.