Para ampliar atendimento, Tinho pede que UBS da Vila Natal seja transformada em UPA

O vereador Tinho (Republicanos) solicitou hoje (11), em sessão plenária, a transformação da Unidade Básica de Saúde do bairro da Vila Natal em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo o parlamentar, o crescimento populacional daquela região – que reúne Vila Esperança, Sítio Novo, Morro do Índio, Ilha Bela, Caminho 2, Conjunto Mário Covas e Costa Muniz – evidencia a necessidade de um equipamento público com essas características. “A UPA é uma ferramenta importantíssima para a nossa cidade”, ressaltou Tinho.

Tinho comentou que a instalação de uma UPA na região, que conta com mais de 35.000 moradores, reduziria bastante o fluxo de atendimento do Pronto Socorro Central. O parlamentar lembrou que já atuou como diretor do departamento de urgência e emergência da cidade e que, por isso, acredita que a UBS da Vila Natal apresenta condições estruturais para ser transformada em uma UPA de porte 2. Esse tipo de equipamento, conforme especificação do Ministério da Saúde, atende até 300 pacientes por dia e conta com 11 leitos de observação.

Para Alessandro Oliveira (PL), as UBS atuam na saúde preventiva da população e possuem funções diferentes daquelas executadas pelas UPAs. O vereador defendeu a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento em um outro espaço da região da Vila Natal e Vila Esperança. “Entendo a necessidade até pela localização dos bairros”, ressaltou o parlamentar.

Sérgio Calçados (PSB) destacou que sua preocupação maior são as demandas reprimidas nos exames dentro do Hospital Municipal de Cubatão. O vereador ressaltou que recursos não faltam para o melhor atendimento dos munícipes. Para o parlamentar, o que falta é boa vontade do chefe do Executivo e que os interesses priorizados são pessoais.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e atuam como porta de entrada aos serviços de urgência e emergência; e dependendo do caso atendido, eles poderiam ser solucionados no local, estabilizados e/ou encaminhados para os hospitais ou redirecionados às UBS. Alguns exemplos de atendimentos são para parada cardíaca, crise convulsiva, derrame, infarto, reação alérgica grave, falta de ar intensa, acidentes, fraturas, queimaduras, entre outros.

Raio X Móvel

O vereador do Republicanos também solicitou ao Poder Executivo a instalação de um equipamento de raio x móvel para atender o serviço de atendimento domiciliar na cidade.