Parlamentar cobra destinação de recursos do “Programa Avanço Escola” para UME's de Cubatão

Parlamentar cobra destinação de recursos do “Programa Avanço Escola” para UME's  de Cubatão

Na sessão ordinária, ocorrida ontem (20), o vereador Rodrigo Alemão (PSDB) apresentou um requerimento a respeito da efetivação dos recursos destinados pelo “Programa Avanço Escola”. No documento, o vereador cobra a relação das Unidades Municipais de Ensino (UME’s) que recebem a transferência financeira, valores recebidos e quais escolas ainda não foram beneficiadas. O projeto de Lei da criação do programa foi aprovado em julho de 2022 pelo Legislativo cubatense.

De acordo com a requisição, o parlamentar destaca que o objetivo do programa é prestar assistência financeira suplementar às escolas do município, a fim de promover melhorias e conservação de suas infraestruturas físicas e pedagógicas. Segundo o documento, a responsabilidade direta pela manutenção das UME’s continua sendo da administração municipal, o que de fato, não vem sendo realizada a contento.

Rodrigo Alemão mencionou as visitas realizadas pelos vereadores nas escolas e ressaltou a precariedade nas estruturas. Segundo o parlamentar, gestores das escolas informaram a dificuldade para receber os valores provenientes do programa. Além disso, o vereador ainda comentou que desde a aprovação da Lei para criação do projeto, atentou frequentemente que o programa é apenas suplementar e não retira a responsabilidade do Poder Executivo na solução de maiores problemas no suporte e edificação das UME’s.

Fábio Roxinho (MDB) criticou a organização do Executivo no andamento dos projetos em Cubatão. O vereador disse que o objetivo da sanção do “Programa Avanço Escola” é minimizar o descaso na educação do município. O parlamentar ainda comentou que representantes do Executivo presumiram usar os recursos do programa para contratação de funcionários da limpeza nas escolas.

Sérgio Calçados (PSB) ressaltou a vergonha referente ao programa, devido a carência no avanço dentro das escolas. O parlamentar do PSB mencionou o relatório na execução orçamentária na educação nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023 e disse, com base nos dados, que a administração municipal desempenha uma má gestão financeira. O vereador ainda comentou que o parlamento deve permanecer unido para combater as ações do chefe do Executivo.

Projetos aprovados

Durante a sessão, o Legislativo cubatense ainda aprovou o projeto de lei N° 46/2023 que acrescenta e revoga dispositivos da lei complementar N° 82, com o objetivo de aperfeiçoar e trazer maior efetividade a cobrança extrajudicial dos créditos da Fazenda Municipal.

O projeto de lei N° 48/2023 que altera dispositivos da lei municipal 2049, de 5 de junho de 1997, que dispõe sobre a criação do Conselho de Alimentação Escolar também foi aprovado pelos parlamentares da Câmara.