Parlamentares aprovam mudanças no Estatuto dos Servidores Públicos de Cubatão

Foto: Michel Carvalho

Os parlamentares aprovaram hoje (21) três projetos de lei, de autoria do Poder Executivo, relacionados ao funcionalismo municipal. Entre eles, está o PL Nº 111/2021, que modifica a Lei Municipal Nº 325, de 9 de março de 1959, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Cubatão. A matéria altera os critérios para readaptação, férias, licença-prêmio, registro de frequência, anuênio, e sexta-parte dos servidores. Além disso, o referido PL propõe mudanças nos deveres do funcionalismo. A matéria foi aprovada com emendas do vereador Tinho (Republicanos).

Votaram pela aprovação do projeto de lei Nº 111/2021 os vereadores Tinho, Allan Matias (PSDB), Rony do Bar (PSD), Topete (PSD), Cleber do Cavaco (PL), Wilson Pio (PSDB), Afonsinho (PSDB) e Jaque Barbosa (PSD). Já os parlamentares Rodrigo Alemão (PSDB), Roxinho (MDB), Guilherme do Salão (PROS), Rafael Tucla (Progressistas) e Sergio Calçados (PSB) votaram pela rejeição da mencionada matéria. O vereador Alessandro Oliveira (PL) esteve ausente na sessão plenária por estar de licença-médica.

Rodrigo Alemão relembrou quando a Câmara aprovou em 2017 uma série de mudanças na carreira do funcionalismo municipal e, na ocasião, a Prefeitura alegava que as medidas eram necessárias para o equilíbrio fiscal. O parlamentar disse que essa experiência lhe trouxe um importante aprendizado. “Jamais votarei em projetos relacionados aos servidores que não foram amplamente discutidos pela categoria". Ele disse que a atual legislatura poderia fazer história se rejeitasse os PLs que mexem com direitos fundamentais do funcionalismo.

Rafael Tucla também se posicionou contra o PL Nº 111/2021 e disse que o projeto representa o sepultamento da carreira do servidor municipal. O parlamentar questionou a tese de que para ter justiça social é preciso uma severa política de austeridade. Ele também disse que se fosse possível todos os vereadores que aprovam o chamado “pacote da maldade” em 2017 mudariam seu voto hoje.

Os parlamentares também aprovaram o PL Nº 105/2021, de autoria do Poder Executivo, que institui o Regime de Previdência Complementar no âmbito da Prefeitura e fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo Regime de Previdência de que trata o artigo 40 da Constituição Federal. A matéria ainda autoriza a adesão a Plano de Benefícios de Previdência Complementar.

Os vereadores ainda aprovaram o PL Nº 110/2021, de iniciativa da administração municipal, que fixa os percentuais dos adicionais de insalubridade e periculosidade para o trabalho o trabalho de natureza especial, com risco de vida e saúde.

As matérias foram aprovadas em sessões extraordinárias e agora seguem para a sanção do prefeito municipal.