Parlamentares aprovam programa “Roda Cubatão” para fomentar o turismo na cidade

Os parlamentares aprovaram hoje (13), durante a sessão ordinária, o projeto de lei Nº 87/2021, de autoria do Poder Executivo, que institui e regulamenta o Programa “Roda Cubatão” da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR). A iniciativa tem a finalidade de fomentar o turismo receptivo por meio da implantação de roteiros para visitação de atrativos históricos, culturais e ambientais por meio de transporte apropriado.

Segundo o projeto aprovado, a operação e a administração do Roda Cubatão se efetivará através das seguintes ações: contratação de profissionais e técnicos; parcerias com a iniciativa privada, inclusive para realização de estágios de cursos de turismo; disponibilização de veículo licenciado, segurado e abastecido; roteiros implantados pela SETUR, contendo exposição dos dados do ponto turístico e sua respectiva relevância durante o trajeto por profissional habilitado ou guia turístico; e instalação de pontos de venda e emissão de voucher.

Rodrigo Alemão (PSDB) disse que o projeto demonstra que não é preciso "reinventar a roda" na gestão pública, uma vez que a iniciativa se inspira no programa estadual “Roda São Paulo”, que fomenta o turismo receptivo em alguns municípios paulistas. O parlamentar ressaltou que o “Roda Cubatão” tem origem na aquisição de um ônibus para fins de turismo escolar, comprado por R$ 360 mil viabilizados por emendas impositivas de nove vereadores.

Roxinho (MDB) também destacou o papel do Legislativo na compra do veículo destinado à pasta do turismo. “É o parlamento que tem a percepção do que é melhor para o povo”. Ele afirmou que o programa “Roda Cubatão” é resultado exclusivo da gestão da secretária de turismo, Thais Margarido Alencar, e dos servidores da pasta. O vereador ainda disse que o processo de desindustrialização exige que se pense em novas formas de geração de renda e emprego na cidade, como viabilizar a indústria do turismo como alternativa de desenvolvimento.

Sérgio Calçados (PSB) fez coro aos colegas ao elogiar o “Roda Cubatão", mas pontuou que para fomentar o turismo no município de verdade é necessário estimular as compras no comércio local. “É preciso acabar com o estigma de que tudo aqui é mais caro”. O parlamentar também comentou que é preciso prestigiar as grandes redes de magazine instaladas na cidade para que continuem gerando emprego e renda para a população cubatense.

Cubatão é hoje considerado Município de Interesse Turístico (MIT) e, dentre as condicionantes para manutenção dessa condição, como também uma posterior classificação para Estância Turística, há a necessidade de ações de fomento aos atrativos turísticos da cidade, como o “Roda Cubatão”.

Outros projetos
Os parlamentares também aprovaram o PL Nº 50/2021, de autoria do vereador Wilson Pio (PSDB), que denomina Maria Vital Ferreira a viela pública, situada entre a Avenida Manoel dos Santos Mesquita e a Rua Vereador Paulo Enos Pontes, no bairro Vale Verde.

A Câmara ainda aprovou o PL Nº 51/2021, de autoria do vereador Wilson Pio, que denomina Mariângela de Souza Santos Cardoso a viela pública, situada entre a Rua Julieta de Azevedo Bonavides e a Rua Maria de Almeida Torres, no bairro Vale Verde.

Os três projetos foram aprovados em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário. As matérias segue agora para a sanção do prefeito municipal.