Parlamentares cobram manutenção de pontos de ônibus à CMT

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que apura eventuais falhas no transporte coletivo na cidade se reuniu hoje (3) com dirigentes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e com representantes da empresa Fênix, responsável pelo transporte municipal, para verificar se os problemas constatados nas linhas de ônibus pelos parlamentares foram resolvidos. A reunião foi conduzida pelo presidente da CEV, Topete (PSD), e contou com a participação do vereador Alessandro Oliveira (PL), relator do grupo de trabalho, do vereador Allan Mathias, membro da comissão e do vereador Rafael Tucla (Progressistas).

Alessandro Oliveira solicitou, por meio de um ofício entregue ao superintendente da CMT, Jeferson da Silva, a reforma dos pontos de ônibus da cidade, fazendo as adequações necessárias para garantir conforto e segurança para os passageiros, como a colocação de cobertura e a manutenção dos bancos. O parlamentar disse que os munícipes sofrem em dias de chuva quando precisam esperar o transporte público.

O vereador do PL também perguntou se existe a possibilidade de reajuste no valor da passagem do transporte municipal, já que segundo o parlamentar, o momento de crise econômica não é propício para ocorrer qualquer tipo de aumento. Silvio Bonami, gerente de operações da Fênix, garantiu que, mesmo que Fênix esteja apresentando déficit, não há previsão de reajuste na passagem nas linhas municipais.

Tucla questionou se existem laudos técnicos referentes às vistorias realizadas nos ônibus e qual é a periodicidade dessas diligências, já que, segundo o vereador, são frequentes os episódios de quebra de veículos. O parlamentar ainda chamou a atenção para o tempo máximo de circulação da frota, já que muitos munícipes reclamam constantemente das condições de uso dos coletivos.

Bonami afirmou que todos os ônibus em circulação na cidade apresentam selo de aprovação fornecido pela CMT. O representante da empresa afirmou que são realizadas duas vistorias, a anual e a periódica, que ocorre quando um coletivo estar com problema. Em relação aos questionamentos do vereador Tucla, o Bonami explicou que a idade média dos ônibus é de cinco anos e meio e que, o veículo mais novo da frota foi fabricado em 2016.

Topete destacou a criação de duas novas linhas municipais, a Sítio Novo-Vila Elizabeth e Costa e Silva-Morro do Índio, além da readequação de horários e itinerários e o aumento no número de veículos na frota, que foi de 34 para 45 ônibus. O parlamentar disse que não havia a necessidade de prorrogação dos trabalhos da comissão, uma vez que a maioria das solicitações feitas pela CEV à empresa foram atendidas. O vereador, contudo, explicou que, se caso for necessário, uma nova comissão pode ser criada para discutir as demandas que surgirem futuramente. Ele ainda sugeriu a criação de um grupo de trabalho para acompanhar o serviço prestado pela Fênix na cidade.