Parlamentares prestam homenagem à finalista do Concurso Rainha Sílvia da Suécia

Parlamentares prestam homenagem à finalista do Concurso Rainha Sílvia da Suécia

Foto: José Lucas Sena

Os parlamentares aprovaram na última sessão (7) uma moção de aplauso à profissional de saúde Sira da Silva, finalista do Concurso Rainha Sílvia da Suécia, idealizadora do projeto “Paradinha da Saúde”. A premiação é um projeto internacional que visa a promoção de mudanças positivas na área da Enfermagem, sendo apoiado pela Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia e tendo sido criado pela Swedish Care International e pelo Forum For Elderly Care na Suécia. A homenagem é uma iniciativa do vereador Wilson Pio (PSDB).

Sira é enfermeira no Hospital Guilherme Álvaro e tem um histórico de serviços prestados à comunidade cubatense. Profissional graduada em enfermagem e obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos e especialista em atendimento de emergência pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ela implementou inovações no Centro de Referência em Emergência e Internação (CREI) em São Vicente e como supervisora de alas de internação e consultoria na iniciativa privada.

A enfermeira atua no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1994 e iniciou carreira profissional no Pronto Socorro do Instituto Central do Hospital das Clínicas. Sira integrou o Conselho Municipal de Saúde de Cubatão e foi diretora do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Cubatão em 2009. Ela também comandou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em 2013 e criou e equipou a UTI do Pronto Socorro Central. Sira ainda ficou conhecida na cidade como relatora do projeto que regulamentou as 30 horas de trabalho semanal para os profissionais de enfermagem de Cubatão.

A "Paradinha da Saúde", projeto pelo qual Sira foi selecionada para Concurso Rainha Sílvia da Suécia, tem como objetivo prestar serviços da área da saúde à comunidade. Realizada por um grupo de voluntariados, a iniciativa já atendeu mais de 10 mil pessoas, realizando testes de HIV, sífilis, hepatite, além de promover palestras de prevenção às drogas e ao suicídio. A Paradinha da Saúde ainda prevê orientações sobre prevenção da dengue, chikungunya, zikavírus, e distúrbios alimentares. .

“Sira é uma pessoa da nossa cidade que merece reconhecimento. Uma profissional dedicada da área da saúde. É exemplo na enfermagem e agora cursa medicina. Ela ama o que faz”, ressaltou Wilson Pio. O parlamentar também destacou o trabalho realizado pela enfermeira à frente do projeto “Paradinha da Saúde".

Jiu-Jitsu
O vereador Tinho (Republicanos) apresentou moção de aplauso ao sensei Robson Ferreira da Silva, conhecido como Capoeira, fundador do projeto Equipe Kings. No último Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, o Sensei Capoeira levou oito atletas que representaram a cidade e que trouxeram medalhas.