Parlamentares prestigiam formatura de jovens do projeto "Incluir para Evoluir"

Foto: José Lucas Sena

Os parlamentares participaram hoje (8) da formatura de 14 jovens do projeto “Incluir para Evoluir”, desenvolvido pela Casa da Esperança de Cubatão em parceria com a Carfer Treinamentos. A solenidade, que ocorreu no plenário da Câmara, foi marcada pela emoção e reuniu autoridades do município e os pais dos estudantes.

A mesa oficial da solenidade foi composta pelo presidente da Câmara, Ricardo Queixão (PSDB); Hermes Balula, interventor da Associação Casa da Esperança e Cidadania de Cubatão “Dr. Leão de Moura; o assessor Adenilson Amorim, representando o prefeito municipal; a servidora Simone Tenório, representando a Secretária Municipal de Saúde; e Marcia Carfer, instrutora de formação profissional e CEO da Carfer Treinamentos.

Os 14 formandos, que são assistidos pela Casa da Esperança de Cubatão, tiveram aulas sobre carreira, desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PCDs). Durante o curso, cada estudante foi adotado simbolicamente por um vereador. Balula agradeceu os parlamentares pelos recursos destinados à entidade por meio de emendas impositivas ao orçamento da Prefeitura.

O presidente da Câmara, Ricardo Queixão (PSDB), destacou, em primeiro lugar, o esforço dos jovens e dos educadores durante o desenvolvimento do curso. “São verdadeiros vencedores”. O chefe do Legislativo lembrou que o parlamento vem destinando anualmente emendas para a Casa da Esperança a fim de que a entidade possa continuar desenvolvendo suas atividades. “No dia a dia, aprovamos e discutimos projetos que visam o melhor para a cidade”, ressaltou Queixão, que comentou que é isso que a população espera do Poder Público.

Também participaram da solenidade os vereadores Tinho (Republicanos), Rafael Tucla (Progressistas), Sérgio Calçados (PSB), Topete (PSD), Guilherme do Salão (PROS), Fábio Roxinho (MDB), Allan Matias (PSDB), Rodrigo Alemão (PSDB) e Rony do Bar (PSD).

A Entidade
A Associação Casa da Esperança e Cidadania de Cubatão “Dr. Leão de Moura”, é uma associação filantrópica, civil, sem fins lucrativos, tendo como finalidade a habilitação e reabilitação funcional de crianças, jovens e adultos com deficiência (motora, intelectual e sensorial).

Criada em 21 de março de 1980, a Associação Casa da Esperança de Cubatão “Dr. Leão de Moura” assiste hoje mais de 400 crianças, jovens e adultos nos setores específicos de tratamento. Entre os serviços prestados, estão neuropediatra, ortopedia, pediatria, terapia ocupacional, fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, psicologia, odontologia, serviço social, e oficinas artesanais.

Prêmio

O projeto “Pintando Sonhos”, que oferece aulas de pintura aos assistidos da Casa da Esperança de Cubatão, concorre ao Prêmio Comunidade em Ação Edição 2021, promovido pelo grupo A Tribuna, em parceria com a Ultracargo. A iniciativa valoriza ações voluntárias que beneficiam causas sociais.