Parlamentares recordam legado de Wilson Pio em sessão ordinária

Os vereadores aprovaram ontem (11), em sessão plenária, o projeto de lei N° 39/2023, de autoria do presidente da Câmara, Cléber do Cavaco (PL), que nomeia o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) como “Vereador Wilson Pio dos Reis”. O chefe do Legislativo destacou a atuação do ex-vereador Wilson Pio, falecido em abril deste ano, durante seus mandatos e enfatizou que o colega deixará saudade na memória de todos que o conheceram. Para o parlamentar do PL, o equipamento público, que beneficiará toda a população cubatense, é o espaço ideal para prestar homenagem à Wilson Pio.

Alessandro Oliveira (PL) disse que admirava Pio por também cumprir a missão pastoral na Igreja Assembleia de Deus e por se identificar com a trajetória de superação na vida. Para o parlamentar, a recente perda do vereador ainda é muito triste para o Legislativo Cubatense e toda a cidade. Além disso, o vereador ressaltou que tem certeza no bom funcionamento do AME por ser administrado pelo governo estadual, e não pela gestão municipal.

Rodrigo Alemão (PSDB) comentou que desde quando conheceu Wilson Pio passou a admirá-lo pelo homem batalhador que era. Para o parlamentar, o ex-vereador acreditava na existência de uma cidade mais justa com a população e administrada por autoridades íntegras. O vereador ainda disse que o religioso sempre usou de sua sabedoria nas decisões em que tomava no Legislativo.

Sérgio Calçados (PSB) destacou o legado importante deixado por Wilson Pio entre aqueles que desfrutavam de sua convivência. Segundo o vereador, o ex-parlamentar batalhou incansavelmente nos bairros e seus feitos mudaram a história de muitos moradores. O vereador do PSB também ressaltou o equilíbrio que Pio demonstrava ao lidar com as demandas do universo político.

Wilson Pio, casado com Flávia Matilde de Santana Reis, nasceu em Buerarema (BA) e veio para Cubatão, ainda com seis meses de vida. Ministro do Evangelho na Assembleia de Deus, Ministério de Cubatão, foi eleito nas eleições de 2016, com 911 votos, e reeleito em 2020 com 1.413. No biênio 2023-2024, o parlamentar presidia a Comissão da Câmara de “Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos” e era membro nas Comissões de “Indústria, Comércio, Emprego, Trabalho e Renda e Meio Ambiente” e “Proteção e Bem-Estar da Vida Animal”.

PL N° 44/2023

Os vereadores também aprovaram o projeto de lei N° 44/2023, que declara a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Mário Covas utilidade pública. A matéria, de autoria do vereador Alexandre Topete (PSD), foi aprovada em primeira discussão.