Parlamentares vão a Brasília pleitear melhorias na saúde, educação e habitação de Cubatão
Por Nicole Vasques
Os vereadores Guilherme do Salão (PSB), Marcinho (PSB), Guilherme Amaral (PSD) e Batoré (Agir) viajaram para Brasília, nesta semana, com a finalidade de pleitear melhorias para as áreas da saúde, educação e habitação de Cubatão. Entre as agendas na Praça dos Três Poderes, o grupo se encontrou com o ministro Márcio França, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Conforme a resolução Nº 3.082, de 20 de agosto de 2025, Marcinho (presidente), Guilherme do Salão (relator) e Guilherme Amaral e Batoré (membros) foram nomeados em uma Comissão Especial de Representação para viabilizar recursos federais e emendas parlamentares para a saúde e educação, bem como tratativas para a habilitação de novos leitos de enfermaria e UTI, reajuste do teto de MAC (Média e Alta Complexidade) e outras ações.
Segundo Guilherme Amaral, durante a viagem os parlamentares fizeram uma série de solicitações e discutiram o futuro de Cubatão. “Além de falar do nosso município, de todas as propensões positivas que o nosso município pode trazer para todo o Brasil, nós viemos pleitear pedidos da população que a gente tem ouvido no exercício do nosso mandato. Além de, efetivamente, investimentos em custeio em equipamentos para a área da saúde, também pensando na área de habitação", afirmou o vereador.
Guilherme do Salão ressaltou que, a partir da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que estudou melhorias para a saúde cubatense, o grupo expôs os apontamentos observados aos deputados federais. “O vereador tem a prerrogativa de estar indo buscar essas demandas e, também, apontando e dividindo com outros poderes. E, um deles, que a gente deu início aqui, foi pela União, a parte federal, para a gente poder trazer as duas pautas principais, que são a saúde e também a educação. E, assim como o vereador Guilherme [Amaral] falou, a habitação", acrescentou o parlamentar.
Marcinho citou que um dos pedidos levados a Brasília foi o do reajuste do teto MAC, recurso que paga os exames ambulatoriais, atendimentos no Pronto-Socorro e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo ele, é necessário dialogar com o Ministério da Saúde porque, há muito tempo, o valor não é reajustado. "Não basta a gente só apontar os problemas, nós temos que trazer e buscar soluções para resolver os problemas das coisas que nós estamos vindo pleitear”, afirmou Marcinho.
Batoré, por sua vez, reforçou a importância de o grupo de vereadores ter ido buscar melhorias para Cubatão em Brasília. "A união faz a força, e é isso que a gente está fazendo aqui. Buscando apoio máximo para poder levar novidades e, lógico, alguma alternativa e tratativas boas para Cubatão”, disse ele.
Os parlamentares marcaram presença no Congresso Nacional dos Vereadores do Brasil e em uma audiência pública, no Senado Federal, sobre o magistério público. Durante o encontro com o ministro Márcio França, debateram soluções e estratégias que podem ser aplicadas em Cubatão para gerar novos avanços e oportunidades para os munícipes. Uma delas é o Contrata+Brasil, plataforma que permite aos órgãos públicos encontrar fornecedores de maneira simples e rápida, facilitando contratações e fortalecendo a economia local.