Por iniciativa de Carioca, Guarda Civil Municipal de Cubatão recebe moção de aplausos
Danilo Bonifácio sob supervisão
O vereador Carioca (PSDB) apresentou ontem (09/09), em sessão ordinária, uma moção de aplausos à Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCMC). De acordo com o parlamentar, a homenagem destaca a atuação da Patrulha Maria da Penha e da Inspetora Valença, da GCMC, que no dia oito de setembro evitaram que uma mulher atentasse contra a própria vida na Ponte do Arco-Íris, na Avenida Nove de Abril.
Neste mês, acontece a campanha do "Setembro Amarelo" dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida. Consonante a isso, a moção reconhece o trabalho da patrulha e de toda a guarnição da guarda pela ação rápida, precisa e humanizada, que garantiu a segurança da vítima até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Ao comentar sobre a moção, Carioca citou a dedicação e o compromisso da GCM em defesa da vida. “Vocês não vieram para complementar, vieram para fazer a diferença na segurança do nosso município, e a população está satisfeita com a Guarda Municipal. Neste mês tivemos um resgate que salvou uma vida, resultado do preparo, da sabedoria e da inteligência dos senhores. Estou satisfeito com a atuação da GCM e tenho certeza de que esta Casa e nossa comunidade também, pois além de saúde e educação, a segurança pública é uma dessas cobranças”, afirmou ele.
Alessandro Oliveira (Republicanos) parabenizou a sensibilidade de Carioca e a dedicação, o talento e o esforço da GCMC. "Vocês dão a vida, nunca sabem com o que vão se deparar, mas estão sempre dispostos" disse o vereador. Guilherme Amaral (PSD) também elogiou a GCM Valença pela coragem, profissionalismo e, sobretudo, o amor ao próximo.
O Projeto Patrulha Maria da Penha foi criado em 2014, garantido pela Lei Maria da Penha, para monitorar medidas protetivas e zelar pela segurança de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O programa realiza visitas periódicas e oferece acompanhamento constante, com o objetivo de prevenir e combater todas as formas de violência contra a mulher: física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.
Projeto aprovado
O Projeto de Lei Nº 127/25, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em primeira e segunda discussões, sendo a última em caráter extraordinário. De acordo com o parecer das comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento da Câmara, a matéria propõe a alteração da destinação de recursos e da programação orçamentária de algumas emendas impositivas individuais e a modificação da natureza da despesa de outras duas concedidas aos parlamentares. Agora o projeto segue com emendas, propostas pelas comissões, para análise e posterior sanção da Prefeitura.