Por iniciativa de Cléber do Cavaco, Câmara homenageia professor da AFABAN Juan River

O presidente da Câmara Cléber do Cavaco (PL), homenageou ontem (25) em sessão ordinária, o professor musical da Associação de Bandas e Fanfarras da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira (AFABAN) Juan River. Na moção de aplauso, o parlamentar cita que o jovem músico estreou como solista, executando a música de nível superior “Gospel Celebration” do compositor Peter Koval e em 2021, ganhou uma bolsa para se graduar na Espanha, na Brass Academy de Alicante. Atualmente, River é o responsável na AFABAN por ensinar técnicas de eufônio no projeto “Um Toque de Cidadania”.

Segundo a justificativa, Juan River aos 14 anos fez parte do projeto Mais Educação na escola UME Rui Barbosa e se destacou sendo o único, até hoje, que teve a determinação de alcançar uma trajetória musical relevante. Em 2018, o músico eufonista foi selecionado para representar o município no Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores eventos de concerto da América Latina. No mesmo ano, o jovem passou para integrante efetivo da Banda Marcial de Cubatão.

Na moção, o presidente do Legislativo ainda menciona que Juan River recebeu dedicatórias do Maestro Roberto Farias, 4 músicas e 5 exercícios escritos especialmente para ele. Em 2019, o músico fez parte da Banda Sinfônica de Cubatão e se tornou membro do projeto “Cubatão Sinfonia”.

Cléber do Cavaco ressaltou que a história de Juan River e seu talento são admiráveis. Para o vereador, os ensinamentos do maestro Roberto Farias em 2017 desenvolveram ainda mais o dom do jovem. O parlamentar ainda afirmou que o músico pode ir muito mais longe na sua trajetória representando a cidade de Cubatão.

Para Rodrigo Alemão (PSDB), a cultura e o esporte na cidade são de extrema importância e tem a capacidade de formar jovens com histórias excelentes. O vereador ressaltou que no decorrer dos anos, não houve mais o reconhecimento da futura geração do município devido à falta de políticas públicas. O parlamentar também afirmou que os respectivos setores voltarão a ser prioridade em Cubatão.

Fábio Roxinho (MDB) parabenizou Juan River e destacou o potencial da juventude pertencente da cidade. Além disso, o parlamentar estendeu seus elogios aos mestres e instrutores dos diversos segmentos pela dedicação no preparo dos jovens cubatenses.

Educadora Luciana Bertagnoli

O vereador Sérgio Calçados (PSB), durante sessão ordinária, também apresentou uma moção para homenagear a professora de voleibol feminino da secretaria municipal de Esportes (SEMES), Luciana Bertagnoli. Segundo a justificativa, a educadora assumiu a modalidade na pasta em 2014, atuou nas Unidades Municipais de Ensino (UME’s) Padre Antônio Olivieri Filho e professor Dr. Luiz Pieruzzi Netto e foi campeã pela UME João Ramalho de uma das primeiras edições da copa TV Tribuna de handebol escolar.

Sérgio Calçados ressaltou o mérito e a importância da educadora para o senso de cidadania das meninas da equipe que treinam com ela. Segundo o parlamentar, Luciana direciona as jovens à educação, o respeito aos pais e a simplicidade. O vereador ainda estendeu a homenagem ao esposo da professora, Silvio, que é quem auxilia a técnica nas partidas.