Por iniciativa de Fábio Roxinho, Câmara homenageia grupo teatral Coletivo 302

Durante a 7° Sessão ordinária, ocorrida ontem (21), o Coletivo 302 foi homenageado na Câmara por iniciativa do vereador Fábio Roxinho (MDB). O parlamentar destacou o trabalho realizado pelo grupo de teatro na cidade e celebrou a indicação do Coletivo 302 ao Prêmio Shell de Teatro, considerado uma das mais tradicionais condecorações da cena teatral brasileira, na categoria “Energia quem vem da gente” por iniciativas com impacto social positivo. Na moção de aplauso, Roxinho menciona que "o elenco do grupo é formado por oito artistas de Cubatão que se uniram e enxergaram a precisão de cantar sua aldeia, mergulhar em suas memórias ancestrais e ressignificar a construção da história de seu povo".

Roxinho ressaltou que o grupo teatral, formado em 2014, criou quatro ciclos de estudos nos anos de 2017,2018, 2019, 2020 e 21, estando os dois últimos disponíveis em plataformas de streaming. Segundo a moção, atualmente o Coletivo 302 desenvolve o projeto de artes visuais "Revoada Cuipataã: novos imaginários para a cidade de Cubatão" e a quinta edição do “Ciclo de Estudos 302”, que foi reconhecido pela relevância da iniciativa.

Parabenizando Roxinho pela iniciativa, Sérgio Calçados (PSB) destacou a atuação do Coletivo 302 pelo resgate da memória e da cultura cubatense. Além disso, o parlamentar criticou o governo pela falta de incentivo ao grupo, que precisou realizar "vaquinhas" para custear o transporte até o Rio de Janeiro (RJ), onde ocorreria o Prêmio Shell.

Alessandro Oliveira (PL) também elogiou o grupo de teatro por representar Cubatão em todo o país. O vereador disse que é preciso discutir a falta de políticas públicas de cultura na cidade e ressaltou que continuará fiscalizando o Executivo na Câmara.

Atualização: O Coletivo 302 acabou vencendo o 33º Prêmio Shell de Teatro na categoria “Energia que vem da gente”, por iniciativas com impacto social positivo. A cerimônia de premiação ocorreu ontem (22) no Rio de Janeiro.

Deputado Paulo Alexandre Barbosa

A Câmara ainda aprovou a moção de aplauso ao deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP). De autoria de Rodrigo Alemão (PSDB), a homenagem menciona que o ex-prefeito de Santos é o primeiro parlamentar a assumir a presidência de uma Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) na Câmara dos Deputados.

Durante a sessão, Rodrigo Alemão comentou que o deputado federal é uma referência na área da gestão pública por colocar em prática vários projetos em favor da população. Além disso, o vereador destacou que ex-prefeito de Santos também presidirá a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) no Congresso Nacional.