Por iniciativa de Guilherme do Salão, Câmara homenageia professora aposentada

Foto: Michel Carvalho

O vereador Guilherme do Salão (PROS) apresentou hoje (5), durante sessão plenária, moção de aplauso à professora Luciana Avelino Ramos, da rede municipal de Cubatão, que abdicou de sua aposentadoria para continuar lecionando para os alunos da Unidade Municipal de Ensino (UME) Estado do Amapá, na Ilha Caraguatá. “Trata-se de um gesto pequeno diante da grandiosidade do trabalho dessa educadora”, ressaltou o parlamentar.

Na moção de aplauso, o parlamentar menciona que atualmente Luciana está aposentada, após 31 anos de trabalho ininterrupto como professora da rede municipal de Cubatão. A educadora atuou em diversas unidades de ensino da cidade, tanto na educação infantil quanto no fundamental. O parlamentar explica que, mesmo após se aposentar, a homenageada continuou ministrando aulas voluntárias de música na UME Estado do Amapá. “Com empenho e carinho, as aulas fazem uma enorme diferença na vida e desenvolvimento desses estudantes”, ressalta Guilherme do Salão.

“Ela me deu aula e hoje dá aula para a minha filha”, disse o vereador, que destaca a metodologia de ensino da professora Luciana, baseada no afeto e na proximidade. O parlamentar conta que os meninos e as meninas aprendem com as canções e que a iniciação musical estimula o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Para Guilherme do Salão, a moção de aplauso reconhece a dedicação e o amor em prol da educação.

Alessandro Oliveira (PL) enalteceu o trabalho da professora Luciana e disse que o objetivo de seu trabalho não é formar novos cantores da música popular brasileira, mas sim fomentar a cidadania por meio da iniciação musical. Rodrigo Alemão (PSDB) também fez coro aos colegas de parlamento e ressaltou que a vida é um grande aprendizado e os professores são grandes mestres nesse processo.

Denúncia
Por sete votos a cinco, os parlamentares rejeitaram o pedido de impeachment contra o prefeito municipal, Ademário Oliveira (PSDB). Conforme o Regimento Interno da Câmara (Resolução N° 1.558, de 13 de dezembro de 1991), em face da rejeição da admissibilidade da denúncia, a mesma será arquivada. A denúncia foi apresentada pelo vereador Alessandro Oliveira (PL), que se licenciou durante a votação do processo de cassação. O suplente do partido, Geraldo Guedes, ocupou o lugar do parlamentar licenciado.

Votaram pela rejeição da abertura do processo de cassação: Topete (PSD), Allan Matias (PSDB), Cléber do Cavaco (PL), Afonsinho (PSDB), Tinho (Republicanos), Jaque Barbosa (PSD), e Rony do Bar (PSD). Já os parlamentares Fábio Roxinho (MDB), Guilherme do Salão (PROS), Rodrigo Alemão (PSDB), Sérgio Calçados (PSB) e Rafael Tucla (Progressistas) votaram pela aceitação do pedido de impeachment. Anderson De Lana (PSDB), Geraldo Guedes (PL) e Ricardo Queixão (PSDB) se ausentaram durante a votação que decidiu pelo arquivamento da denúncia.

Após a votação de abertura do processo de impeachment contra o prefeito municipal, Ademário Oliveira, o vereador Alessandro Oliveira retomou seu lugar na Câmara Municipal.