Por iniciativa de Guilherme do Salão, Câmara homenageia projeto "Formando Campeões"

Os parlamentares aprovaram hoje (17), em sessão plenária, moção de aplauso ao projeto social “Formando Campeões”, que oferece aulas de jiu-jitsu a crianças e adolescentes dos bairros Jardim Real (Bolsão 9) e Jardim Casqueiro. De iniciativa do vereador Guilherme do Salão (PROS), a homenagem reconhece o trabalho idealizado pelo professor David Rodrigues (Borracha), que já atendeu mais de 500 alunos em sete anos do projeto.

Recentemente, os atletas do projeto participaram do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, o maior torneio da modalidade na América Latina. Na competição, que ocorreu no Ginásio José Correa em Barueri, os cubatenses do “Formando Campeões” alcançaram marcas importantes, como o jovem Andrey Santos Andrade, campeão brasileiro na categoria peso pena (faixa laranja), e Pietra Ribeiro bi-campeã brasileira na categoria infantil B (faixa laranja). Os outros destaques da competição foram Kauã Assis de Melo, vice-campeão brasileiro da categoria infantil peso galo (faixa amarela); Bryan Guerra Guedert Cabral 3º colocado no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2022 categoria mirim 3 (faixa cinza); Guilherme de Oliveira Machado, da categoria infanto A (faixa amarela) e preta Miguel Matos Dantas dos Santos, da categoria infanto A (faixa amarela).

O “Formando Campões” atende, no momento, quarenta alunos, de diferentes idades. Segundo Borracha, que é faixa presta de jiu-jitsu, o principal objetivo do projeto é oferecer prática esportiva às crianças e adolescentes, possibilitando o desenvolvimento humano e socialização, além de oferecer lazer e profissionalização no esporte.

Guilherme do Salão ressaltou que a moção de aplauso confere reconhecimento público ao projeto. O parlamentar afirmou que as aulas de jiu-jitsu promovem disciplina e educação para os alunos. Ele disse que, desde cedo, essas crianças aprendem no tatame o valor da perseverança e de se buscar sempre o melhor. “Educação não é gasto, é investimento”, destacou o vereador.

Alessandro Oliveira (PL) destacou o trabalho e a dedicação dos professores do projeto e enfatizou que mais do que desenvolver atletas, o “Formando Campeões’ está formando cidadãos. Ressaltando o papel transformador exercido por essas iniciativas na cidade, o parlamentar disse que o projeto revela grandes talentos para o esporte.

Rodrigo Alemão (PSDB) fez coro aos colegas e comentou que o projeto não trabalha somente com a dimensão esportiva, mas também com o ensino de valores. Para o vereador, iniciativas como a do “Formando Campeões” não pode viver do envio de emendas parlamentares e defendeu a institucionalização do programa, de modo que seja incluído no orçamento municipal.