Por iniciativa de Jaque Barbosa, Câmara homenageia Soroptimist de Cubatão

Foto: Michel Carvalho

Durante a 5ª Sessão ordinária, ocorrida hoje (7), o Clube Soroptimist de Cubatão foi homenageado na Câmara por iniciativa da vereadora Jaque Barbosa (PSD). O grupo, composto por doze associadas, atua na cidade desde 2012, com foco em ações de empoderamento feminino. A entidade, presidida hoje por Maria Edna, vem firmando parcerias com instituições, empresas, associações e clubes de servir para ajudar mulheres e adolescentes a realizarem seus sonhos.

“O Clube Soroptimist há 10 anos vem fazendo a diferença entre meninas e mulheres”, destacou a autora da moção de aplauso. A vereadora lembrou que um dos objetivos do clube é investir em educação para a população feminina, como ajudar várias jovens a concluírem os estudos. “Lugar de mulher é onde ela quiser”, ressaltou Jaque Barbosa, fazendo referência ao 8 de março que será celebrado amanhã.

Na justificativa da moção, a parlamentar lembrou que o Soroptimist é uma organização formada em 1921 por mulheres profissionais e de negócios comprometidas com o serviço voluntário em suas comunidades, que disponibilizam seu melhor desempenho para ajudar outras mulheres a atingirem o estágio mais elevado de sua potencialidade. “Soroptimist” é uma palavra formada pela junção dos termos soror (irmã, em latim) e optimist (otimista, em inglês), significando "irmandade feminina otimista". O primeiro Clube Soroptimist do Brasil foi criado em 1947, no Rio de Janeiro, por Bertha Lutz.

Além dos programas de empoderamento feminino, o Soroptimist também atua no combate à violência doméstica e no enfrentamento ao tráfico internacional de mulheres. A entidade administra várias iniciativas inovadoras, como o “Sonho e Realize” e o projeto “Conquista Sustentável”.