Câmara homenageia Melissa Passarelli, destaque mundial na patinação artística

Em sessão ordinária, ocorrida ontem (5), a patinadora mirim Melissa Passarelli foi homenageada na Câmara por iniciativa do vereador Rafael Tucla (PP). Além de parabenizar o potencial da atleta, o parlamentar estendeu sua homenagem à toda família da jovem cubatense. Melissa, no último dia 16 de junho, conquistou bronze de terceira melhor do mundo na categoria de patinação artística juvenil da modalidade livre em competição mundial na Argentina.

Na justificativa da moção, Tucla menciona que a homenageada estreou nas competições com 8 anos de idade e aos 9 foi convocada para seleção brasileira de patinação. A atleta de Cubatão já representou o Brasil em campeonatos pan e sul-americanos e levou o título de campeã na Copa Mercosul e nas disputas estaduais que participou. O parlamentar ainda menciona os trabalhos voluntários que a jovem realiza ligados ao esporte na cidade.

Rafael Tucla destacou o talento de Melissa na patinação e disse que a habilidade da atleta é notória dentro dos ginásios. O parlamentar parabenizou os pais da patinadora pelo apoio à filha e comentou sobre as dificuldades que os atletas de Cubatão enfrentam nas políticas públicas voltadas para o esporte. Segundo o vereador, a patinadora também já deu aulas e estimula a prática da modalidade em outros jovens do município.

Guilherme do Salão (PROS) parabenizou o talento de Melissa Passarelli e o vereador Rafael Tucla pela homenagem à patinadora mirim. Para o  parlamentar, o incentivo da família nas competições e durante os treinos faz toda a diferença no desempenho da atleta.

Caminhada pela Paz

O vereador Alessandro Oliveira (PL), durante sessão ordinária, também apresentou uma moção para homenagear a Frente Evangélica de Cubatão pela realização da “Caminhada pela Paz”. Segundo a justificativa, o evento foi criado como uma forma de pedir a paz na sociedade, principalmente nas escolas, onde atos de violência praticados causaram a morte de milhares de crianças inocentes.

Alessandro Oliveira ressaltou a importância da participação dos líderes religiosos que se envolveram na caminhada. O parlamentar mencionou os ataques que aconteceram no país no início do ano e disse que a violência começa fora do âmbito escolar. Para o vereador, é fundamental a instrução dos pais dentro de casa para formação de filhos cidadãos de bens.

PLC do Executivo

Na sessão, os parlamentares também aprovaram o projeto de lei complementar (PLC) N° 46/2023, que acrescenta e revoga dispositivos da lei complementar N° 82, de 2 de setembro de 2015, que dispõe sobre o protesto extrajudicial de créditos da fazenda pública municipal. O PLC N° 7/2023, que altera a lei complementar municipal N° 2.514, de 10 de setembro de 1998, que dispõe sobre o código de obras e edificações de Cubatão também foi aprovado pelos vereadores.

O PLC N° 33/2023 que institui o código de posturas no município foi retirado da ordem do dia por apresentação de emenda do vereador Rodrigo Alemão (PSDB).

Projeto de Resolução

Os parlamentares ainda aprovaram o projeto de resolução N° 1/2023, que institui direitos sociais e fixa os subsídios dos vereadores para a próxima legislatura. Alessandro Oliveira (PL), Sérgio Calçados (PSB), Roxinho (MDB), Rodrigo Alemão (PSDB) e Guilherme do Salão (PROS) votaram contra a proposta.

A referida matéria foi pautada por requerimento de autoria do presidente da Câmara, Cléber do Cavaco (PL).