Por iniciativa de Rodrigo Alemão, Câmara homenageia o centenário da Diocese de Santos

Por iniciativa de Rodrigo Alemão, Câmara homenageia o centenário da Diocese de Santos

Foto: Rodrigo Palassi

Na última terça (11), durante a sessão plenária, o vereador Rodrigo Alemão apresentou moção de aplauso ao início das comemorações de 100 anos da criação da Diocese de Santos. O parlamentar exaltou o trabalho de evangelização e de assistência social prestado pelas diferentes paróquias da região, em especial, as três da cidade de Cubatão: Nossa Senhora da Lapa (Matriz), São Judas Tadeu e São Francisco de Assis. 

Em sua justificativa, Rodrigo Alemão lembrou que a Diocese de Santos foi criada em 4 de julho de 1924 a partir de um desmembramento da Arquidiocese de São Paulo. A Diocese de Santos, que abrange Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Itanhém, Bertioga e Peruíbe, é composta de 44 paróquias, 225 comunidades e 3 santuários. “Me sinto muito honrado por prestar essa homenagem. Acredito que essa moção representa a gratidão da população cubatense, destacou o parlamentar. 

O vereador do PSDB explicou que a Diocese de Santos se destaca pela promoção da paz e do bem comum, pelo primado da justiça e da caridade e por propagar o amor de Deus e seu amor incondicional e absoluto pela humanidade. Rodrigo Alemão lembrou que as paróquias da região também atuam na conscientização política e na luta por políticas públicas de inclusão e de combate às desigualdades sociais. 

Rodrigo Alemão ainda ressaltou que a Diocese de Santos, por meio da Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da Universidade Católica de Santos, presa importantes serviços à população das cidades da Baixada Santista, como clínica de psicologia, centro cidadão, juizado especial cível, promotoria comunitária, núcleo de apoio contábil e fiscal, justiça restaurativa, fora os programas de bolsas de graduação para estudantes pobres. 

Os padres João Chungath (Matriz) e Wagner Fernandes Santos (São Francisco de Assis) e o diácono José Carlos de Oliveira (São Judas Tadeu) estiveram presentes durante a apresentação da moção de aplauso.

Mariá Moura

O presidente da Câmara, Cléber do Cavaco (PL), apresentou moção de aplauso a Mariá Moura dos Santos, empresária que faleceu recentemente e que recebeu o título de Cidadã Cubatense na última Sessão Solene em alusão ao aniversário da cidade. Mariá é mãe do ex-vereador Fábio Moura e do ex-presidente da Câmara, Wagner Moura. Na justificativa, o chefe do Legislativo Cubatense ressaltou o legado deixado pela empresária para familiares e toda comunidade.